Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 18 de Maio de 2009 às 00:47
Por: Flávia Borges

    Imprimir


Há quase um mês no comando do Tribunal Regional Eleitoral, o desembargador Evandro Stábile não tem conseguido "destravar" julgamentos de processos considerados mais polêmicos, como nos casos dos recursos impetrados pelos prefeitos cassados de Santo Antônio do Leverger, Faustino Dias Neto (DEM), e de Paranatinga, Vilson Pires (PRP), que se mantém no cargo por força de uma liminar, após perder em dois embates jurídicos, um por compra de votos e outro por irregularidades na prestação de contas. É Stábile quem conduzirá as eleições gerais de 2010, quando os eleitores mato-grossenses vão as urnas para votar para presidente da República, escolher dois senadores, 8 deputados federais e 24 estaduais. Diferente de outros Estados brasileiros, Mato Grosso é o que mais tem adiado as decisões, o que está deixando municípios em clima de instabilidade administrativa, pois não se sabe ao certo quem será prefeito de fato e de direito por causa dos embaraços jurídicos.

Um outro processo que permanece estagnado no TRE é o que envolve o empresário Mauro Mendes (PR), que chegou ao segundo turno nas eleições do ano passado e foi derrotado pelo prefeito cuiabano Wilson Santos (PSDB). Mendes foi condenado em primeira instância à inelegibilidade por três anos por compra de votos. Ele depende da resposta do Tribunal para decidir se entra ou não na disputa pelo Palácio Paiaguás rumo a 2010, já que é um dos nomes mais cotados por ter o apoio do governador Blairo Maggi (PR). O prefeito reeleito em Primavera do Leste, Getúlio Viana (PR), também aguarda decisão do TRE no processo sobre propaganda irregular. Francisco Soares de Medeiros foi cassado logo após assumir a Prefeitura de Nova Olímpia e aguarda decisão do TRE em recurso contra denúncias sobre crimes eleitorais.

Alguns prefeitos estão no cargo, mas se vêem inseguros devido a recursos que tramitam no TRE com pedidos de cassação de mandato. Um deles é o peemedebista Juarez Costa, de Sinop. Ele comanda a cidade-pólo do Nortão sob liminar. Por enquanto, há apenas duas definições sobre novas eleições: em Novo Horizonte do Norte e em Araguainha, ambas no próximo dia 31.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/159827/visualizar/