Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 14 de Maio de 2009 às 15:24
Por: Débora Siqueira

    Imprimir


Nova Santa Helena, MT - Foi assinado um protocolo de intenções entre o secretário Neldo Egon Werich com o prefeito de Nova Santa Helena, Dorival Lorca, e outras lideranças do município para a recuperação da nascente do Rio da Paca, principal fornecedor de água do município. Também participou do evento o presidente da Empaer, Leôncio Pinheiro e representantes do MT Regional.

Para a recuperação da nascente o valor estimado é de R$ 150 mil e deve utilizar recursos do MT Floresta, dentro da visão do MT Revegetar que visa a recuperação de nascentes, áreas degradadas e matas ciliares. Conforme o superintendente de Desenvolvimento Florestal, Rogério Monteiro Costa e Silva, a prioridade do investimento será as nascentes que abastecem as cidades. “Nossa meta é recuperar, no mínimo, cinco nascentes por município, dentro de um período de 12 anos, totalizando 705 nascentes em Mato Grosso, cerca de uma nascente revitalizada por semana”.

Serão utilizadas 100 mil mudas de espécies florestais nativas ao longo da nascente do Rio da Paca e outras 100 mil mudas de espécies florestais exóticas (teca e eucalipto) para desenvolver a cadeia produtiva da silvicultura para chacareiros locais.

O prefeito de Nova Santa Helena explica que com a recuperação da nascente do Rio da Paca, a cidade ficará com o abastecimento garantido pelos próximos 30 anos. “É uma área que está muito degradada. São 9 quilômetros que vamos recuperar. Estamos entusiasmados com essa parceria com o Governo do Estado”, disse Dorival Lorca.

O secretário Neldo Egon comentou que a Seder já está presente no município com a aplicação do recurso do MT Floresta de em torno de R$ 100 mil no fomento à atividade da cultura de seringueira na agricultura familiar. “São 15 produtores atendidos, totalizando 30 hectares da cadeia produtiva regional”.





Fonte: Assessoria Seder

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/159962/visualizar/