Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 14 de Maio de 2009 às 14:43

    Imprimir


Objetivo da administração é incentivar a produção na Zona Rural e melhorar renda de pequenos proprietários

A recém criada feira do pequeno produtor rural, que é realizada às quartas-feiras no inicio da noite, está obtendo resultados positivos e deve atingir o objetivo levantado pela administração municipal, que é o de provocar a produtividade nas propriedades rurais do município de Nortelândia, gerando renda e movimentando a economia local.

Com três assentamentos que reúnem aproximadamente 300 pequenos proprietários rurais, ligados a agricultura familiar, o atual governo pretende mudar a economia incentivando a produção de hortifrutigranjeiros, criação de animais de pequeno porte para abate e pequenos negócios que viabilizem a propriedade rural, e garantam o sustento das famílias, ocasionando ainda uma melhora na qualidade de vida de quem vive no campo.

As instalações físicas denominada Feira do Pequeno Produtor Rural “Antônio Viana dos Santos” instalada no centro da cidade, estava sendo utilizada aos domingos, na sua maioria por comerciantes da Zona Urbana, e por decisão da administração passa agora a abrigar também a comercialização da produção rural, como forma de aquecer a economia e transformar as propriedades. Nesta última quarta-feira (12), houve um aumento no número de feirantes e consumidores, resultando na satisfação de ambas as partes, principalmente dos consumidores que encontram produtos frescos e sem o uso de agrotóxicos.

O agricultor, Rosinei Pinheiro da Cunha, 47, proprietário do Sitio Pinheiro no assentamento São Francisco, onde vivem cerca de 70 famílias, levou para vender galinhas caipiras, mandioca, doces, queijos e etc. Rosinei Pinheiro, disse que a abertura do espaço para comercializar o que é produzido na área rural é um desejo antigo da classe e que a decisão da atual administração em facilitar o acesso dos produtores ao local, é importante para economia da cidade, por que incentiva os agricultores a produzir, trabalhando sua terra para melhorar a renda familiar. “Essa feira é uma opção de venda e renda para nós, ajuda a movimentar a Zona Rural, e vai fazer com que a gente produza mais por que teremos onde e para quem vender” disse ele.

Dailza Dias Bispo, 34, montou um box com plantas ornamentais, e mudas de rosas, por exemplo, demonstrou contentamento com a oportunidade que se abriu de poder melhorar o rendimento de sua casa, inovando com a venda de plantas. “É uma maneira de poder trabalhar e melhorar nossa renda, é muito bom, estou gostando muito” afiançou ela.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ruberley Gomes de Rezende, responsável pela organização do projeto, destacou o fato de o município estar incentivando a produtividade no meio rural, através deste projeto, e agora a administração parte para a segunda etapa que é organizar a produção, incentivando a diversificação e evitar a monocultura. “Esse novo passo é para evitar que todo mundo produza a mesma coisa e o projeto naufrague, vamos organizar de forma que tenhamos vários produtos na feira que atenda a expectativa da sociedade e todos ganhem dinheiro com o que produzirem” salientou Ruberley.

O prefeito municipal de Nortelândia, Neurilan Fraga, fez questão de pontuar os programas que estão sendo desenvolvidos com o intuito de impulsionar a economia, com projetos dirigidos a área rural, mas sem desgrudar a atenção do meio urbano, onde também implanta novas metodologias comerciais, esclarecendo aos empresários quanto à necessidade de estarem sempre em sintonia com os consumidores atendendo suas necessidades.

O mandatário falou da criação da cooperativa de produtores que recentemente elegeu sua primeira diretoria e deverá ser o grande elo de ligação entre o campo e o mercado consumidor, bem como dos recursos que já foram liberados para construção de um mini laticínio, que vai incrementar a bacia leiteira do município, entre outros projetos que estão sendo tocados, como o plantio da seringueira, maracujá, e a habilitação do município para elaboração de projetos de financiamentos junto ao FCO e outros fundos junto as instituições financeiras, bem como dar assistência técnica ao produtor para que ele obtenha o melhor resultado possível do que pretende produzir e comercializar.

A feira do pequeno produtor está atraindo centenas de pessoas, inclusive de municípios vizinhos que buscam produtos naturais sem o uso de agrotóxicos e principalmente diversidade.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/159966/visualizar/