Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 14 de Maio de 2009 às 12:47
Por: Sandra Costa e Patrícia Sanche

    Imprimir


Pelo menos 10 vereadores já teriam se manifestado favoráveis à cassação de Lutero Ponce (PMDB), acusado de, somente no exercício de 2008 enquanto presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, ter provocado um rombo superior a R$ 3 milhões ao erário. "Nos próximos 10 dias, Lutero pode ser cassado mesmo, inclusive sem apresentar a sua defesa", revelou nesta quinta (14) o vereador Everton Pop, do PP, mesmo partido do presidente da Mesa Diretora, vereador Deucimar Silva, que solicitou a auditoria nas contas do peemedebista e constatou desfalques milionários nas finanças da Câmara.

Segundo informações de bastidores, os 10 parlamentares "fechados" para cassar Lutero seriam os mesmos que elegeram Deucimar presidente do Legislativo cuiabano: Levi de Andrade (PP), Toninho de Souza e Adevair Cabral (ambos do PDT), Ralf Leite (PRTB), Ivan Evangelista (PPS), Clóvis Hugueney, o Clovito (PTB), Domingos Sávio (PMDB) e o pastor Francisco Washington Barbosa (PRB), além de Pop e do próprio Deucimar. Os rumores são de que os vereadores mais antigos seriam os mais cautelosos em votar pela impeachment de Lutero. Estariam com rabo preso" com a gestão anterior. Francisco Vuolo (PR), por exemplo, já se manifestou contra a cassação. Entende que seria um "golpe baixo".

Por outro lado, Lutero se diz tranquilo ao afirmar que não esperava "coisa boa" da auditoria. "Não fui pego de surpresa. Isso tudo é uma grande simulação", rechaça. Ele nega o rombo de R$ 3 milhões e que avisa que vai pontuar todas as irregularidades apontadas no relatório auditado. "Falhas encontramos nas contas do prefeito, do governo do Estado e em qualquer lugar. Mas isso não significa que não podem ser sanadas", se defende o peemedebista, um dia após "estourar a bomba" para o seu lado.

O vereador disse ainda que já requereu na semana passada cópias das microfilmagens e dos documentos que comprovariam o desfalque. Também pediu reprodução de todas as matérias jornalísticas em que o presidente da Câmara diz ter sido ameaçado de morte. "Incrível que é a terceira vez que ele (Deucimar) fala que é ameaçado. Eu não resolvo as coisas dessa maneira", pondera Lutero, que comandou a Câmara de 2007 a 2008.

(12h20) - Presidente do PDT de Cuiabá vai ingressar com pedido de cassação

O vereador pedetista Toninho de Souza anunciou que o presidente de seu partido em Cuiabá, Mário Márcio Torres, vai ingressar com o pedido de cassação de Lutero. "Nosso partido é pautado pela ética e lisura. Eu mesmo iria entrar com o processo, mas ai ficaria sob suspeição e não poderia votar o pedido". Ainda segundo o parlamentar o assunto já vem sendo amplamente discutido dentro da sigla. Procurado pelo site RDNews, Torres disse que aguarda documentação relativa a auditoria e o pedido dos vereadores para que a Executiva da legenda aprecie e decida sobre o ingresso formal da ação. "Eu creio que até amanhã pela manhã poderemos ter uma posição definitiva com relação ao caso", afirma. Além do PDT, a diretoria do PT deve discutir o assunto ainda nesta semana. O Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (MCCE) também avalia a possibilidade de pedir "a cabeça" de Lutero.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/159978/visualizar/