Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 13 de Maio de 2009 às 18:22
Por: Cirlene Lopes

    Imprimir


Tangará da Serra /MT - Em continuidade aos anúncios de investimentos na área de Segurança Pública esta semana, o governo de Mato Grosso inaugurou nesta quarta-feira (13.05) três importantes obras no município de Tangará da Serra (240 km a Médio Norte de Cuiabá), dia em que a cidade completa 33 anos de emancipação. O governador Blairo Maggi falou também dos investimentos em diversos setores, como infraestrutura, saúde, educação, qualificação profissional e outras. “Governar é estar atento a tudo e a todos, nós nos esforçamos para atender às demandas. Mato Grosso é um Estado que avança em todas as áreas”, reforçou o governador.

A região recebeu a primeira Base Comunitária construída no interior de Mato Grosso e também o primeiro Centro de Detenção Provisória, além da inauguração do Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc). O secretário de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, argumentou que os investimentos na área de segurança beneficiam diretamente a população. “Com o Cisc melhoram as instalações e o atendimento, a Base Comunitária aproxima a polícia do cidadão e com o centro de detenção torna mais eficiente o sistema prisional”, destacou.

Benefícios que atingem a vida da manicure Izaura Mendes, moradora de um dos bairros que serão atendidos pela Base Comunitária, ela tem três filhos pequenos e estuda à noite. Izaura conta que sentia medo devido a falta de segurança e com a nova estrutura de segurança acredita que isso será solucionado. “É muito importante essa inauguração aqui. Nós poderemos ter a oportunidade de sair de casa tranquilos e eu vou saber que meus filhos vão e voltam da escola protegidos”, disse a moradora.

O Centro de Detenção Provisória é o primeiro a ser inaugurado em Mato Grosso. O custo da obra está orçado em R$ 5 milhões, recursos dos governos federal e estadual. Ela tem um sistema moderno que garante mais segurança aos agentes prisionais e um tratamento adequado para os reeducandos. Com capacidade para receber cerca de 150 presos, o centro tem 12 celas coletivas e seis individuais, o que solucionará uma demanda da cadeia pública de Tangará da Serra, que hoje tem uma lotação de 125 presos.

SAÚDE – O governador Blairo Maggi e comitiva visitaram as obras da avenida Lions Internacional, uma das principais da cidade, e o Centro de Terapia Renal do Médio Norte de Mato Grosso. O centro foi inaugurado em dezembro do ano passado e representou um grande avanço social na área de saúde de Tangará da Serra e região.

Pacientes que antes enfrentavam uma maratona para se deslocar de carro ou ônibus até Cuiabá, três vezes por semana para fazer hemodiálise, agora podem ser atendidos na própria cidade ou pelo menos bem mais próximo de casa. O portador de deficiência visual Celso Pedro da Silva, de 33 anos, é uma das pessoas beneficiadas. Ele conta que acordava às cinco horas e voltava para casa só no final da noite. “Melhorou demais, antes eu chegava em casa com fome, cansado e era isso dia sim, dia não”, disse o paciente renal.

O serviço de saúde é oferecido para cerca de 26 pacientes por dia, 56 no total, vindos de seis municípios da região. O médico nefrologista, João José de Matos, responsável pelo atendimentos dos pacientes explica que esse é o maior ganho social na área nos últimos 15 anos. “Tem pessoas aqui que tinham essa rotina de ir dia sim, dia não a Cuiabá, há 10 anos. Isso não é vida, só quem passou por isso tem condições de entender o que significa essa obra”, afirmou o médico.

O governador Blairo Maggi também se emocionou ao visitar o centro e conhecer a realidades desses pacientes. A construção do centro está dentro da política de descentralização da saúde. ”É a obrigação do Estado levar a saúde para o interior de Mato Grosso”, comentou. O Governo do Estado faz o repasse mensal de R$ 150 mil para manutenção da unidade, mas a gestão é de responsabilidade do poder municipal.

Além do secretário de Justiça e Segurança Pública, o secretário Extraordinário de Projetos Estratégicos, José Aparecido dos Santos, o diretor Geral da Polícia Civil, José Lindomar Costa e o comandante geral da Polícia Militar, coronel Antônio Benedito Campos Filho fizeram parte da comitiva do governo. Assim como parlamentares estaduais.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/160031/visualizar/