Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 12 de Maio de 2009 às 17:29
Por: Andréa Haddad

    Imprimir


Os quatro deputados do DEM que compõem a base de sustentação do governo Blairo Maggi (PR) na Assembleia foram pegos de surpresa com as declarações do senador e pré-candidato ao Palácio Paiaguás, Jayme Campos (DEM), de que "Maggi preferiu cooptar o PT, que não o apoiou nem na primeira campanha de 2002 e nem no projeto de reeleição em 2006 e empurrou o DEM para escanteio" - saiba mais aqui. Diante das críticas, deputados da bancada do DEM ainda não sabem como vão se posicionar nas votações de interesse do Executivo. Na manhã desta quarta (13), o presidente da executiva estadual do DEM, Oscar Ribeiro, se reúne com os quatro representantes da bancada, deputados Gilmar Fabris, José Domingos, Wallace Guimarães e Dilceu Dal Bosco, para definir a posição da legenda diante das matérias do governo. "Vamos discutir uma série de problemas que surgiram, dentre eles o posicionamento da bancada", informou o dirigente democrata.

Pelo menos dois deputados do DEM (José Domingos e Dilceu Dal Bosco) entrevistados pelo RDNews garantiram que, num primeiro momento, as declarações de Jayme não inviabilizam a manutenção da aliança que elegeu Maggi por dois mandatos. "Governabilidade é uma coisa e eleição é outra completamente distinta. As eleições têm que ser tratadas apenas em 2010", defendeu Dal Bosco. Na avaliação do parlamentar, as críticas de Jayme foram de cunho pessoal e não traduzem o sentimento dos demais filiados. "Não vi as declarações, mas com certeza, deve ser algo de caráter pessoal", apontou.

O deputado José Domingos Fraga, por outro lado, defendeu uma discussão interna para definir se a sigla vai continuar na base de sustentação. "Não defendo uma ruptura imediata, mas após estas declarações do Jayme, que é a principal liderança do nosso partido no Estado, o mínimo que o DEM deveria fazer é levar um posicionamento de Maggi antes de romper com o governo. Os militantes precisam chegar a um entendimento e avisar ao Maggi, mas isto ocorrerá naturalmente já que o Democratas pretende lançar candidatura própria". Ele ponderou que, até uma definição da executiva do DEM, os quatro deputados vão manter o compromisso com a governabilidade. "Acredito que o partido foi condizente com a situação que encontrou. O senador Jayme e demais dirigentes sempre disseram que apoiavam uma proposta e não um governo em troca de cargos. Se o Democratas não avançou mais foi por incompetência própria", argumentou Domingos. Tanto Dal Bosco como Zé Domingos reafirmaram as candidaturas à reeleição no pleito de 2010.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/160133/visualizar/