Abicalil teria patrocinado viagem de investigado pela PF
O mato-grossense Carlos Abicalil é apontado como um dos cinco parlamentares da Câmara Federal que patrocinaram oito viagens aéreas ao empresário Marco Antônio Bogéa, colaborador de Fernando Sarney. Ambos são investigados pela Polícia Federal na Operação Boi Barrica, segundo informa o jornalista Ricardo Noblat, em seu blog. De acordo com a denúncia, mesmo não tendo qualquer vínculo funcional com a Câmara, Bogéa usou a cota do líder do PV, Sarney Filho (MA), irmão de Fernando Sarney; de Raymundo Veloso (PMDB-BA), Gonzaga Patriota (PSB-PE), Valadares Filho (PSB-SE) e do petista Abicalil.
Questionado nesta terça pelo RDNews sobre a suposta ligação com Bogéa, Abicalil reagiu. “Eu não conheço esse cidadão. Não autorizei nenhuma viagem dele com a minha cota. Fiquei sabendo que meu nome apareceu a partir de investigações da Polícia Federal, mas não sei de nada e não financiei nenhuma viagem”, garante o petista, um dos pré-candidatos do PT ao Senado no pleito de 2010. Deputado de segundo mandato, Abicalil afirma que já tomou todas as providências cabíveis e agora aguarda o resultado das investigações. Entre as medidas tomadas por Abicalil está a solicitação de informações junto a TAM, notificação da 3ª secretária da Mesa Diretora, comunicação junto a bancada de liderança do PT e solicitação de providências junto a Procuradoria Parlamentar.
As viagens teriam ocorrido em 2007 e 2008. Bogéa e Fernando Sarney são acusados de participar de um esquema de corrupção em estatais do setor elétrico. A família de Sarney teria usado uma factoring para formar caixa 2 supostamente utilizados nas eleições de 2006. A Polícia Federal só descobriu que as viagens eram patrocinadas por deputados porque estava monitorando todos os passos de Bógea. Os vôos foram feitos em aviões da TAM.
De acordo com o relatório da operação, Astrogildo Quental, diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Eletrobrás, entregou uma mala a Bogéa no aeroporto de Brasília, pouco antes de embarcar com destino a São Paulo. Quental foi indicado ao cargo pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-MA) e foi secretário estadual de Infraestrutura do Maranhão no governo de Roseana Sarney (1995-2002).
Comentários