Palmeiras tenta superar fantasma das oitavas contra o Sport
As oitavas-de-final foi o ponto final do Palmeiras nas duas últimas participações do clube na Copa Libertadores da América. Além de cair na mesma fase em 2005 e 2006, a equipe alviverde teve ainda como algoz o mesmo brasileiro: o São Paulo. Para superar esse trauma, o time de Vanderlei Luxemburgo terá a missão de passar pelo Sport, às 19h15, na Ilha do Retiro.
Se o "fantasma das oitavas" assombra os pensamentos da delegação alviverde, a equipe pernambucana se apega a um retrospecto amplamente favorável. Nos últimos seis jogos de mata-mata que realizou em seu estádio, todos pela Copa do Brasil do ano passado, o Sport não só venceu, como conseguiu uma vantagem de dois gols, resultado que agora daria ao time a vaga para as quartas-de-final da Libertadores.
Se a história serve como alento ao Sport, o presente mostra vantagem ao Palmeiras. Depois da vitória por 1 a 0, na partida de ida, realizada no Parque Antarctica, o elenco alviverde será o segundo time classificado à próxima fase do torneio com um empate ou até mesmo se for derrotado, desde que seja por um gol de diferença e que também balance a rede do adversário.
"Vamos ter de ser inteligentes para administrar a vantagem. Mas o nosso time é ofensivo e não consegue somente se defender. Por isso vamos ter de jogar como estamos acostumados, fazendo uma marcação forte quando o adversário estiver com a bola e sendo rápidos no ataque", sintetizou o meia Cleiton Xavier.
Alheio aos números, os técnicos de Sport e Palmeiras dividem estratégia igual para este jogo, pelo menos antes dele. Mesmo depois de disputarem três jogos nesta Copa Libertadores (com duas vitórias para os paulistas e um empate), Nelsinho Batista e Vanderlei Luxemburgo preferiram não confirmar suas respectivas equipes.
O treinador alviverde, no entanto, deve repetir a mesma escalação utilizada na partida de ida pela Libertadores. Willians, que deixou o jogo contra o Coritiba, no último fim de semana, reclamando de dores no púbis, foi liberado e está à disposição para a grande decisão da Ilha do Retiro. Marcão, que estava suspenso no confronto do Parque Antarctica, também estará à disposição, mas deve começar no banco.
Por outro lado, Nelsinho Batista terá um desfalque certo. Hamilton recebeu o cartão vermelho no Parque Antarctica e irá cumprir suspensão automática. Andrade é o possível substituto, mas o treinador prefere fazer mistério.
"Nós temos duas opções, o Andrade e o Sandro Goiano. Nós vamos analisar mais um pouquinho para definir quem irá jogar", despistou o técnico do Sport.
SPORT X PALMEIRAS
Data: 12/05/2009 (terça-feira)
Horário: às 19h15
Transmissão na TV: Sportv, para todo o Brasil
Local: estádio Ilha do Retiro, no Recife (PE) Árbitro: Carlos Chandía (CHI)
Auxiliares: Julio Cristian (CHI) e Osvaldo Talamilla (CHI)
Sport
Magrão; Igor, César e Durval; Moacir, Daniel Paulista, Andrade (Sandro Goiano), Paulo Baier e Dutra; Wilson e Vandinho Técnico: Nelsinho Batista
Palmeiras
Marcos; Wendel, Maurício Ramos, Danilo e Pablo Armero; Pierre, Cleiton Xavier, Marquinhos (Marcão) e Diego Souza; Willians e Keirrison Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Comentários