Senador quer plebiscito, mas já propõe mudar horário de MT
Após encontrar resistência a seu projeto em defesa da mudança do horário de Mato Grosso para se igualar ao de Brasília, apresentado no senador junto com o colega senador sul-mato-grossense Delcídio Amararal (PT), Jayme Campos propõe agora que sejam promovidos audiências públicas e plebiscito, de modo a ouvir a população sobre se concorda ou não com a alteração do fuso horário.
"Eu fui signatário desse projeto, mas temos de debatê-lo", comentou o senador democrata, em entrevista neste domingo à noite no Ponto de Vista, da TV Rondon (Rede TV!). Apesar de desconversar para amenizar as críticas, Jayme Campos demonstrou ser favorável a que MT e MS adiante uma hora e, assim, se adapte ao horário oficial. A proposta tramita nas comissões do Senado. A questão é polêmica. Uns entendem que traz benefícios, principalmente às empresas. Outros condenam o projeto e observam que o fuso horário já é determinado pelo Meridiano de Grenwich. O curioso é que essa proposta tramita no Senado desde 1991 e teve como seu primeiro signatário o ex-senador Júlio Campos (DEM), irmão do próprio Jayme.
Para Jayme, a alteração no horário facilitaria as transações comerciais, operação bancária e geraria mais conforto para a comunidade, além de otimizar o consumo de energia elétrica. Lembra que em alguns municípios mato-grossenses, como Barra do Garças e a maioria dos que integram a região do Araguaia, o horário adotado, na prática, é o do vizinho Estado de Goiás, o mesmo da Capital Federal. Jayme enfatiza também que o Acre aceitou reduzir a diferença de duas para uma hora do horário oficial.
Comentários