Riva diz que "municípios são burros de carga" no país
O deputado José Riva (PP), municipalista por natureza, aproveitou sua participação no Congresso de Vereadores de Mato Grosso para criticar a política adotada pelo governo Federal na distribuição das receitas.
“O município é o ente mais frágil. É o burro de carga do país e só fica com 14% da receita. (...) Eu sempre defendi que é no município que a população mora e onde tem a maior responsabilidade, porém os recursos não chegam lá”, discursou durante sua palestra no evento, que encerrou na sexta-feira (8).
Riva criticou ainda do empréstimo no valor de R$ 4 bilhões feito pelo governo Federal ao Fundo Monetário Internacional (FMI). “Tudo bem que é recurso da reserva adquirida pelo governo, mas quem você acha que ajudou o governo a ajuntar este dinheiro? O município, é claro. Então porque não destinar este valor para os municípios?”, questionou.
O Brasil emprestou US$ 4,5 bilhões ao Fundo Monetário Internacional (FMI) para capitalizar a instituição para empréstimos a países em desenvolvimento que estão sofrendo com a crise econômica internacional, principalmente os emergentes da América Latina e África.
Em meio a tantas reclamações e cobranças, o deputado também apresentou uma possível solução. A criação de um fundo estadual para que os municípios possam receber uma maior concentração de recursos e não depender apenas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que apresentou queda acentuada nestes quatro primeiros meses.
Comentários