Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 07 de Maio de 2009 às 20:27
Por: Nélson Alves

    Imprimir


As atividades do homem do campo são muitas: arar a terra, gradear, nivelar, roçar, conservar o solo. Mas, muitos pequenos produtores não têm condições financeiras para manter a produção. Essa rotina custa caro e se não for com apoio do poder público, muitos dos pequenos produtores dos assentamentos e comunidades têm suas atividades inviabilizadas.

Para mudar essa realidade, O Departamento de Agricultura de Denise possui duas patrulhas mecanizadas que dão apoio e melhores condições de trabalho ao pequeno produtor.

A Prefeitura cede a patrulha mecanizada composta de dois tratores traçados, com grade, niveladora, distribuidora de calcáreo, roçadeira, carreta agrícola, carro pipa e pulverizador para preparo, plantio e conservação de solo. Além da patrulha, a administração fornece orientação técnica por meio de um engenheiro agrônomo e um técnico agrícola.

Conforme explica o responsável pelo Departamento de Agricultura, engenheiro agrônomo, Eduardo Kneip Rezende, além da patrulha mecanizada, com todos seus implementos, a prefeitura arca com todas as despesas, como operador e óleo diesel. “O serviço é oferecido gratuitamente ao produtor, que não arca com nenhum custo”, explica Eduardo, destacando que esse é o grande diferencial da administração do Prefeito José Roberto. Tendo em vista, que na maioria dos municípios é o próprio produtor que arca com as despesas de óleo diesel, e em muitas vezes, até com a diária do operador das máquinas.

Ele informa que as máquinas trabalham 10 horas por dia, e o atendimento é feito obedecendo uma escala, por ordem de agendamento. “O produtor interessado nos procura e se inscreve. De acordo com a ordem de procura, a patrulha vai atendendo. Dessa forma, atendemos a todos, sem favorecer ou desprestigiar este ou aquele produtor”, disse Eduardo.

Segundo informou o engenheiro, neste ano, a patrulha mecanizada já preparou 200 hectares para o plantio de seringa, bem como a limpeza mecanizada de 1500 hectares de seringa plantadas nos anos anteriores. A patrulha também preparou área para o plantio de capineiras para os produtores rurais suplementarem na época de seca o rebanho bovino.

Ele ainda informou que a administração municipal adquiriu neste ano, uma carreta agrícola com capacidade de quatro toneladas para auxiliar os trabalhos no campo.

Outro apoio dado ao pequeno produtor diz respeito à comercialização dos produtos na Feira Livre, disponibilizando o espaço e ainda o transporte dos produtos por meio de um caminhão.





Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/160431/visualizar/