Livro discute problemas ambientais em Barra do Bugres
´´Problemas Ambientais de uma Cidade Média de Mato Grosso: o Caso de Barra do Bugres” é o título do livro que a geógrafa Loiva Zanon de Magalhães lança nesta sexta-feira, dia 8, na Câmara de Vereadores de Barra do Bugres, às 19h30, pela Editora Blucher.
A obra fala sobre o intenso processo de urbanização sofrido pelo Estado nos últimos 30 anos e o consequente surgimento ou agravamento dos problemas ambientais de seus municípios, tais como Barra do Bugres. Foi escrita para a dissertação de mestrado da autora, defendida em novembro do ano passado na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), sob a orientação do Prof. Hugo José Sheuer Werle.
Loiva Magalhães explica que, ´´nos últimos trinta anos, Mato Grosso, sofreu um intenso processo de urbanização. Após iniciada a Marcha para o Oeste, ocorrida na década de 40, durante o governo de Getúlio Vargas, para incentivar o progresso e a ocupação do Centro-Oeste, foi organizado um plano para que as pessoas migrassem para o centro do Brasil, onde havia ainda muitas terras desocupadas. Com esse processo de urbanização acelerado, diversos problemas ambientais surgiram ou se agravaram, tais como falta de saneamento básico, destinação correta para os resíduos sólidos, desmatamentos, além da ocupação desenfreada do espaço urbano.´´ A autora enfatiza que ´´todos esses problemas contribuem com a degradação do meio ambiente urbano, afetando a qualidade de vida das cidades, situação esta que se evidencia no município de Barra do Bugres, em Mato Grosso e, dentro deste enfoque, também a qualidade de vida das pessoas que ali residem.´´
Em seu livro, Loiva Magalhães descreve as diretrizes e os instrumentos propostos no Estatuto da Cidade e no Plano Diretor, além dos documentos formulados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Aborda, também,a questão do desenvolvimento econômico de Barra do Bugres, bem como os problemas ambientais relativos à expansão urbana, o papel do Poder Público e a implantação de políticas públicas relacionadas ao meio ambiente e à qualidade de vida.
A autora:
Loiva Zanon de Magalhães é graduada em Letras (2003) pela Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) de Tangará da Serra. Especialista em Educação (2004) pelo Instituto Cuiabano de Ensino. Mestre em Geografia (2008) pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa do Relevo, Ambiente, Sociedade e Turismo da UFMT (2006-2008). Atualmente é coordenadora do Programa de Educação Ambiental do Centro Excelência em Engenharia de Transportes (CENTRAN) na BR-163 em Guarantã do Norte, Mato Grosso.
Comentários