Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 06 de Maio de 2009 às 15:16

    Imprimir


Balanço da OMS (Organização Mundial de Saúde), divulgado nesta quarta-feira, aponta que a gripe suína --cujo nome oficial é gripe A (H1N1)-- já contaminou 1.658 pessoas, em 23 países. Entre os casos estão 30 que acabaram em morte --29 no México e um nos Estados Unidos. A organização não reconhece a segunda morte por gripe suína que foi confirmada pelo governo americano, de uma moradora do Estado do Texas.

O atual nível de alerta da OMS para a doença é 5, em escala que vai de 1 a 6 na qual o último estágio indica pandemia (epidemia generalizada).

O México continua sendo o país com maior número de casos confirmados da doença, 946, incluindo as 29 mortes. Segundo o governo mexicano, no entanto, esse total de mortes pode não corresponder à real taxa de agressividade da doença no país, pois não há como realizar testes em cerca de 70 pessoas que morreram recentemente com sintomas de gripe.

O governo mexicano afirma que o pico de transmissão da doença no país já passou e começou, nesta quarta-feira, a retomar atividades públicas que tinham sido suspensas.

Nos EUA, segundo o Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC, na sigla em inglês), houve 642 casos confirmados --incluindo as duas mortes-- em 41 dos 50 Estados. O Estado de Illinois superou o de Nova York em número de casos confirmados, com 122 contra 97. O CDC disse esperar confirmações de casos em todos os Estados e mais mortes.

Os outros países cujos totais de casos subiram nesta quarta-feira foram Canadá, Espanha, França, Guatemala, Nova Zelândia, Reino Unido e Suécia.

Em comunicado, a OMS reitera que eventuais restrições de viagens são desnecessárias, mas que quem apresenta sintomas da doença, deve adiá-las; e que o consumo de carne de porco cozida não traz riscos de infecção.

Sintomas

A gripe A (H1N1) é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o governo americano.

Com Efe e Associated Press





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/160541/visualizar/