Serra lidera à Presidência; Heloísa é a mais rejeitada em Rondonópolis
Outro nome que já entrou na corrida ao Palácio do Planalto e sofreu derrota é o da ex-senadora alagoana Heloísa Helena (Psol). Em Rondonópolis, seu nome é lembrado por 5,5%. Nesse cenário com os quatro virtuais candidatos, 22,3% se mostram indecisos, enquanto 2,7% adiantaram que votariam em branco.
A margem de erro é de cinco pontos percentuais para mais ou para menos. Num outro cenário, em que o PSDB teria o governador mineiro Aécio Neves como candidato à sucessão presidencial, em substituição a José Serra, a apertada liderança ficaria com a petista Dilma, em que pese aparecer empatada tecnicamente com Ciro Gomes. A petista é lembrada por 20,3% dos eleitores de Rondonópolis, enquanto Ciro detém 19,8%. Já Heloísa Helena e Aécio contam com 9,8% e 8,9%, respectivamente. O número de indecisos aumenta para 34,2%, assim como os que dizem votar em branco ou nulo, que salta para 7,1%.
Rejeição
Pesquisadores do instituto Mark fizeram ainda a seguinte pergunta: "Se as eleições fossem hoje e os candidatos fossem estes, em quem o sr(a) não votaria para presidente?". Na simulação com os nomes de Heloísa, Ciro, Dilma e Serra, a pré-candidata do Psol aparece como a mais rejeitada. O percentual atribuído a ela chega a 16,4%, embora fique empatada tecnicamente com Ciro Gomes e Dilma, ambos com 15%. Serra detém a menor rejeição: 13,2%. Se mostram indecisos 35,5%, enquanto 4,8% votariam em branco ou nulo.
Já num segundo cenário, sem Serra e com Aécio, a maior rejeição cai sobre Ciro Gomes, com 15,9%, seguido de Dilma (15,5%), de Heloísa Helena (14,4%) e de Aécio Neves (7,3%). Os indecisos somam 42,4% e os que disseram votar em branco/nulo, 4,6%.
Comentários