Wellington Fagundes é o mais lembrado para federal; Salles, o 2º
Com a desistência do governador Blairo Maggi da pré-candidatura ao Senado, Fagundes, que até então fazia campanha pela reeleição, agora se animou para concorrer ao cargo majoritário. Serão abertas duas vagas ao Senado no pleito de 2010. Ele já disputou, sem êxito, duas vezes a cadeira de prefeito de Rondonópolis.
O segundo nome preferido pelos rondonopolitanos para deputado federal, de acordo com a Mark, é do ex-prefeito e ex-governador Rogério Salles (PSDB). Ele é lembrado por 13,4%. Em seguida surge a deputada federal de segundo mandato Thelma de Oliveira, também do PSDB, com 8,2%. O também deputado federal Carlos Bezerra, que já comandou a Prefeitura de Rondonópolis por dois mandatos, detém 5% das intenções de voto.
Parlamentares com base eleitoral em outras regiões figuram na amostragem feita em Rondonópolis. Os deputados federais com base na Baixada Cuiabana, Valtenir Pereira (PSB) e Carlos Abicalil (PT), por exemplo, aparecem com 4,6% e 3,6%, respectivamente, de preferência junto ao eleitorado rondonopolitano. A pesquisa detecta também intenções de votos para os também federais pela Grande Cuiabá, Eliene Lima (PP) e Homero Pereira (PR), com 3% e 2,3%, respectivamente.
A pesquisa é estimulada, ou seja, os entrevistadores apresentaram nomes de possíveis concorrentes a federal. Aparece com 0,5% o secretário-executivo do Ministério das Cidades Rodrigo Figueiredo (PP), em que pese este declarar que não será candidato. O nome do federal de terceiro mandato Pedro Henry (PP), cuja principal base é Cáceres (Oeste), é lembrado por 0,2% dos rondonopolitanos. Quanto aos 10 nomes de virtuais candidatos listados, 0,7% declarou que prefere anular o voto ou votar em branco, enquanto 27,6% se mostram indecisos.
Comentários