Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 30 de Abril de 2009 às 14:53
Por: Cirilo Junior

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar a burocracia do país que, segundo ele, vem atrapalhando o desenvolvimento de projetos importantes. Para Lula, nenhum governante consegue fazer uma obra estruturante em quatro anos, devido à patrulha da "máquina da fiscalização".

"No Brasil, não basta ter dinheiro, porque com a quantidade de regras que criamos para dificultar a utilização do dinheiro, às vezes você vê a galinha cantando, pensa que ela botou ovo, e ela não vai botar ovo nunca", afirmou Lula, ao inaugurar um laboratório de pesquisas da Coppe/UFRJ, no Rio.

Lula disse que o país ficou mais de 25 anos sem fazer grandes investimentos, e nesse tempo, criou-se uma "poderosa máquina de fiscalização" que se tornou superior à "máquina da produção".

Citando bancos públicos, como o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e o Banco do Brasil, o presidente salientou que o governo, depois de algum tempo, voltou a aprender a investir. Segundo Lula, o BNDES passou boa parte do tempo aprendendo a sanear empresas para serem privatizadas, e ficou sem discutir os investimentos.

Ele voltou a citar que o ex-presidente Juscelino Kubitschek não teria conseguido nem mesmo construir a pista do aeroporto de Brasília, ao comentar a dificuldade de se levar uma grande obra à frente, no país.

Para o presidente, o Brasil vive um "momento ímpar", e está passando a ter orgulho próprio. "O Brasil estava acostumado a respeitar os outros. Tudo que era de fora era mais bonito do que o daqui de dentro", comentou.

Lula disse também que os futuros governantes terão um outro paradigma para começar a fazer as coisas.

"Não é um paradigma da nulidade, um paradigma de um país de cabeça baixa, de um país grande que pensava pequeno, de um país grande que não se respeitava. Será um país que acredita que poderemos fazer, em poucos anos, mais do que foi feito em séculos", completou.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/160640/visualizar/