Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 23 de Abril de 2009 às 17:58

    Imprimir


A General Motors anunciou nesta quinta-feira (23) que vai fechar temporariamente 13 fábricas nos Estados Unidos e México em uma tentativa de ajustar a produção de veículos afetada pela forte queda nas vendas. Os trabalhadores vão ganhar férias coletivas.

O fabricante declarou em um documento que o fechamento das unidades vai começar em maio e terminar em julho. O número de semanas que a produção ficará interrompida vai variar de fábrica para fábrica, de acordo com a GM. Algumas ficarão fechadas por até nove semanas. Com esta medida, a empresa pretende reduzir a produção de 190 mil veículos.

A montadora afirma que o fechamento temporário das fábricas vai ajudar a controlar os estoques elevados de automóveis e alinhar o ritmo da produção com a nova realidade das vendas. A GM registrou queda de 49% nas vendas no primeiro semestre deste ano.

No total, a GM tem 22 fábricas espalhadas pela América do Norte, além de unidades que produzem motores, peças e a carroceria dos veículos. O fechamento temporário das fábricas pode provocar uma série de demissões para os fornecedores de autopeças para a GM.

A GM, que já recebeu US$ 13,4 bilhões em ajuda federal, informou recentemente que espera outros US$ 5 bilhões do governo, a partir de 1º de junho, para aplicar seu plano de reestruturação.

O Departamento do Tesouro do governo dos Estados Unidos não quis comentar qualquer efeito que o fechamento das fábricas da GM possa ter sobre os planos de reestruturação da montadora.





Fonte: Do G1, com informações da AP e EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/160956/visualizar/