Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 21 de Abril de 2009 às 12:20
Por: Sonia Fiori

    Imprimir


Os principais líderes do Partido da República darão início às costuras políticas para o próximo pleito em encontro regional, marcado para o dia 27 deste mês, às 8h, no hotel Fazenda Mato Grosso, na Capital. Está prevista a participação do governador Blairo Maggi (PR). No ato, a legenda tentará encontrar um “denominador comum” para a escolha de um nome republicano – que ostentará a missão de substituir o chefe do Executivo estadual no comando do Palácio Paiaguás.

Recentemente, Maggi disse que o partido só daria início aos debates sobre possíveis nomes para liderar chapa majoritária após o encontro da sigla. Mesmo reconhecendo o peso do nome do vice-governador Silval Barbosa (PMDB) entre os partidos da base aliada, Blairo avisa que o PR também discutirá outros nomes. O governador cita o empresário Mauro Mendes e o primeiro-secretário da Assembléia Legislativa, Sérgio Ricardo, como possibilidades para os republicanos.

O presidente estadual do PR, Moisés Sachetti, afirmou ontem que ainda é cedo para citar nomes. Reiterou que a sigla dará início, nos encontros, a debates internos que visam o fortalecimento da legenda em Mato Grosso. No entanto, admitiu que o nome do vice-governador desponta como boa proposta para as próximas eleições.

“Acho que ainda é muito cedo para ficar citando nomes. Temos quadros importantes no partido mas não vamos dizer que é este ou aquele. Primeiro vamos discutir internamente. Mas o PR terá candidato ao governo”, alerta.

O Partido da República, que mantém entendimentos com o PMDB e o PT, também busca assegurar o apoio do PP para o próximo processo sucessório. E nem mesmo a posição do DEM que já prenuncia um possível rompimento com a administração do Estado afasta a esperança do PR de tentar reverter o quadro. De acordo com Sachetti, no momento oportuno a agremiação buscará um diálogo com os democratas.

“Não tivemos nenhuma posição do DEM oficial sobre 2010. Preferimos aguardar o tempo certo para esses debates porque acredito que ainda precisamos conversar. Só depois dessas avaliações, entre as duas legendas, é que poderemos ter uma posição”, ponderou Moisés.

De acordo com o dirigente partidário, participam do encontro marcado para o dia 27 de abril, além da cúpula da legenda, apenas os prefeitos e vice-prefeitos republicanos. Em ato político da sigla, previsto para o dia 30 de maio, deverão participar os vereadores do PR. Na sequência, em evento projetado para o final de junho, deverão participar os presidentes dos diretórios municipais. Segundo Moisés, a organização dos encontros se dá em torno da necessidade de elaborar um leque de ações, de forma segmentada. Os atos também servirão para exposição de questões do PR no interior do Estado.

Em Mato Grosso, o Partido da República é representando por 33 prefeitos, 18 vice-prefeitos e aproximadamente 228 vereadores.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/161095/visualizar/