Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 16 de Abril de 2009 às 23:38
Por: Patrícia Sanches e Sandra Cost

    Imprimir


Os eleitores de Araguainha (a 409 km de Cuiabá) e Novo Horizonte do Norte (665 km da Capital) voltarão as urnas em 31 de maio para escolher seus novos prefeitos. O TRE já aprovou o calendário eleitoral que estabelece prazos para registro de candidatura, campanhas e novo pleito. Essas serão as primeiras cidades do Estado, que hoje contam com "prefeitos tampão", a voltar às urnas.

O Tribunal estabeleceu prazo de 40 dias para a realização dos novos pleitos. "É um processo complexo, envolve campanhas, registro de candidaturas e, por isso, leva tempo", explicou o novo presidente do TRE, desembargador Evandro Stábile. Em todo o país, já foram realizadas mais de 30 novas eleições. Segundo a legislação, quando um dos candidatos obtiver mais que 50% dos votos, novo pleito deve ser realizado. O trâmite é moroso, pois permite que o "cassado" recorra em segunda e terceira instâncias. "Temos que aguardar o curso normal das coisas. Eu, como presidente, não posso acelerar. Assim que os juízes eleitorais forem finalizando os processos e todos os recursos forem julgados, poderemos marcar novos pleitos", ressalta Stabile.

No caso de Novo Horizonte do Norte, a Justiça havia indeferido a candidatura de Agenor Evangelista da Silva (DEM), mas por causa de "falha na comunicação" acabou empossando o segundo colocado, João Antônio de Oliveira (PMDB). Já em Araguainha, a definição por nova eleição foi publicada em fevereiro pelo TRE. O prefeito eleito Osmari César Azevedo (PR) teve seu registro de candidatura cassado.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/161332/visualizar/