Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 16 de Abril de 2009 às 12:19
Por: Patrícia Sanches e Andréa Hadd

    Imprimir


Quinze prefeitos da região do Araguaia, o chamado Vale dos Esquecidos, ameaçam invadir a sede do Instituto Nacional de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Brasília. Eles exigem a retomada das obras da BR-158 (213 km), entre o Posto da Mata, em São Felix, até a divisa com o Pará. "Vamos acampar e ficar olhando para a cara do Lula até que ele nos atenda.

O que o Ibama está fazendo é um desrespeito com a nossa região", dispara o prefeito de Água Bora, Maurício Cardozo Tonhá, o Maurição Tonhá (PR). Ele disse ao RDNews que os prefeitos vão esperar até o final do mês antes de agir, numa referência à promessa do diretor de Licenciamento do Ibama, Sebastião Custódio Nascimento, que assegurou a liberação do licenciamento para a execução das obras até o dia 30 de abril. "Temos o contrato, dinheiro, e agora ficamos dependendo de um órgão que não tem sensibilidade".

A discussão em torno da retomada das obras tornou-se tão ampla que chegou a ser debatida na Assembleia Legislativa, na sessão desta quinta (16). O deputado Sebastião Rezende (PR), que retornou da licença médica, disse que a obra é fundamental para o desenvolvimento da região. "As autoridades precisam ser sensibilizadas porque a obra é importante para fomentar a economia dos municípios, caso contrário a região ficará ainda mais abandonada", alerta.

Um dos empecilhos para a retomada das obras é a localização, já que a rodovia atravessa a Reserva Indígena Maraiwtsede, da etnia Xavante, região de tensão entre fazendeiros, posseiros e indígenas. Após pressão dos prefeitos, deputados e senadores da bancada federal mato-grossense, representantes da Funai se comprometeram a assinar a carta de anuência para que as obras sejam retomadas. Agora cabe ao diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) encaminhar cópia da carta ao Ibama, para que o órgão assine a licença ambiental, liberando o Dnit para a retomada dos trabalhos. Pagot assegurou nesta quinta que a ordem de serviço será dada em 1º de maio. "Esta é uma obra muito importante, pois pessoas estão morrendo à margem desta rodovia. Esperamos que a diretoria do Ibama realmente seja sensibilizada com o nosso apelo", reforça Tonhá.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/161375/visualizar/