Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 16 de Abril de 2009 às 10:02
Por: Valdeque Matos

    Imprimir


O deputado Percival Muniz (PPS) comemorou da tribuna da Assembléia Legislativa o fim do impasse entre a comunidade acadêmica e a reitoria da Unemat (Universidade Estadual de Mato Grosso). É que, depois de muita discussão entre as partes, o Consuni (Conselho Universitário), que se reuniu em Cáceres no último dia 13, aprovou integralmente as resoluções do 2º Congresso Universitário, realizado em dezembro de 2008.

“Fico muito feliz com a notícia de que a Unemat tenha validado as decisões aprovadas de forma democrática pelo Congresso Universitário realizado em dezembro do ano passado”, festejou Percival, acrescentando que a Assembléia Legislativa deve cumprimentar a comunidade pelo passo importante dado e o próprio reitor que percebeu, depois de muito embate, a necessidade de se buscar o entendimento.

Muniz destacou que na audiência pública realizada na Assembléia Legislativa adotou uma postura dura e até certo ponto provocativa, pois percebeu o autoritarismo que reitoria conduzia a instituição de ensino superior de Mato Grosso. “Temos que parabenizar também a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembléia que, para ajudar a solucionar, o impasse convocou uma reunião com todos os seguimentos acadêmicos”.

Ele ressaltou, ainda, que a aprovação do novo Estatuto da Unemat significa o fim da concentração administrativa e política da universidade no campus de Cáceres; o fim da reeleição para reitor; o voto paritário entre os segmentos docente, discente e de técnicos administrativos para eleições a reitor; além da extinção da fundação privada - Faesp. “Conforme nos informaram, nos próximos dez dias o Conselho Curador da Unemat será convocado para que homologue o Estatuto também definido no II Congresso Universitário”.

Ao assinalar os avanços do novo Estatuto da Unemat, o deputado socialista salientou que, também, ficou muito feliz com as manifestações de carinho encaminhadas após a sua intervenção na Audiência Pública para que a comunidade acadêmica resolvesse “com democracia” o impasse entre as partes. Um exemplo é a carta enviada, por e-mail, pelo membro DCE (Diretório Central dos Estudantes), Rafael Zanelato.

“É com muito prazer que lhe escrevo agradecendo o nobre gesto desempenhado pela vossa senhoria ao defender nossa instituição, bem como os acadêmicos que nela se encontram. Graças ao senhor o Estado de Mato Grosso tomou consciência deste sofrimento imposto a nós, graças ao senhor saímos do limbo e mostramos a real situação da nossa Universidade. Muito obrigado Deputado Percival Muniz, por ser essa pessoa de coragem, digna de respeito espelho para todos nós”, disse Rafael em trecho da carta.

“Estou muito feliz pelo fim do impasse e ter dado uma pequena contribuição para um desfecho que contribui para que a Unemat avance em sua consolidação como uma instituição de ensino superior público, gratuito e de mais qualidade”, frisou Percival. “Podem ter certeza que vamos sempre enaltecer e defender a nossa instituição de ensino público. Não temos nada contra a reitoria, mas tudo contra a forma autoritária que nós percebemos que a questão estava sendo conduzida”.





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/161389/visualizar/