Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 15 de Abril de 2009 às 23:14
Por: Andréa Haddad

    Imprimir


O presidente da Assembleia, deputado José Riva (PP), admitiu nesta quarta (15) a possibilidade de haver uma coligação com o PSDB, do prefeito de Cuiabá, Wilson Santos. "Podemos, na condição atual, estar com o PSDB, pois a conjuntura atual é totalmente desconhecida", reconheceu. Há mais de sete anos, PP e PSDB estão em lados opostos no cenário político mato-grossense. O PP, junto com o DEM, foi fundamental na eleição do governador Blairo Maggi (PR) em 2002 e, desde 2003, atua na base de sustentação. As duas siglas também fizeram parte do arco de alianças que reelegeu Maggi em 2006. O PSDB, por outro lado, com dois deputados estaduais, faz oposição ao republicano. Uma das principais lideranças do "ninho" tucano em Mato Grosso, o ex-senador Antero Paes de Barros, foi derrotado em duas ocasiões por Maggi ao tentar chegar ao Palácio Paiaguás. Agora, o tucanato pressiona Wilson Santos a lançar candidatura ao Palácio Paiaguás.

Perguntado sobre a reunião mantida entre o PP e PMDB, Riva respondeu que é preciso conversar. "O PP não fechará as portas para o diálogo. Acredito que os partidos devem estar juntos, pois pretendem manter a governabilidade e projeto políticos futuros", apontou. O PMDB, por sua vez, já lançou a pré-candidatura do vice-governador Silval Barbosa ao governo do Estado, o que inviabilizaria a coligação de progressistas com o tucanato, que também cogita apoiar o senador Jayme Campos (DEM) ao governo. Isto porque, no cenário político nacional, o DEM "fechou" com o PSDB. As siglas estiveram juntas durante os oito anos de mandato do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), mas regionalmente são rivais históricas.

Sobre a pressão de correligionários e aliados para que dispute o governo, Riva voltou a dizer que pretende concorrer ao Senado, mas que não pode desprezar o pedido de lideranças. “Nunca tive esse projeto, mas ao ser lembrado, devo discutir com o partido. Vamos também conversar isso”, admitiu.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/161420/visualizar/