Nove localidades em Chapada dos Guimarães serão tombadas como patrimônio de MT
A Secretaria de Estado de Cultura, realiza neste mês o tombamento de mais nove patrimônios de Mato Grosso – O Chalé dos Governadores, a Usina da Casca I, as trilhas da Mata Fria, Tope de Fita, do Matão, do Carretão, do Magessi, Quebra Gamela, do Xavier e a Fazenda Buriti.
O processo de tombamento dessas localidades, consideradas Patrimônios Histórico e artístico Estadual, foi realizado através de procedimentos técnicos feitos pela Coordenadoria de Preservação do Patrimônio Histórico Cultural que concluíram pela protelação dos bens, logradouros e paisagens inseridos na área a ser tutelada pelo poder público estadual.
Todos os bens tombados estão localizados no município de Chapada dos Guimarães e trazem importante significado para a cultura e história do estado. As Portarias serão publicadas no Diário Oficial dessa quarta-feira (15.04).
Os Patrimônios tombados
A Fazenda Buriti foi à primeira fazenda de cana de Mato Grosso, e hoje é a Escola evangélica Buriti, cujo dono era Antonio de Almeida Lara. A fazenda conta com um casarão construído ainda no ano de 1929, uma roda d´agua e uma capela protestante edificada em 1958, além de várias casas com aparente construção no início do século XX. A Fazenda Buriti está localizada aproximadamente á 36 km de Cuiabá., na rodovia MT 251, no município de Chapada dos Guimarães.
O Chalé dos governadores foi construído no ano de 1929, pelo então presidente do Estado Doutor Mario Correa da Costa. Contém características coloniais com material ainda da época.
A Usina da Casca I está localizada na comunidade da Casca em Chapada dos Guimarães e surgiu em 1928 para atender as necessidades de energia elétrica de Cuiabá e cidades próximas.
As trilhas da Mata Fria, Tope de Fita, do Matão, do Carretão, do Magessi, Quebra Gamela, do Xavier, são usadas pelas comunidades próximas á cidade de Chapada dos Guimarães, sendo também uma possibilidade de interesse turístico agregando mais uma opção cultural nos roteiros turísticos do município.
Comentários