Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 15 de Abril de 2009 às 04:51

    Imprimir


O governador Blairo Maggi já assinou os atos de promoção de seus dois militares que integram o primeiro escalão do Palácio Paiaguás, Alexander Maia, secretário-chefe da Casa Militar, e Eumar Novacki, que comanda a Casa Civil e a pasta de Comunicação Social. Hoje tenente-coronel, Maia, que está com 18 anos nos quadros, chega ao posto de coronel. Com 15 anos na PM, Novacki sai de major para tenente-coronel. Os atos de promoção vão ser publicados no Diário Oficial do Estado, que circula nesta quarta (15).

Maia, que acompanha Maggi desde a campanha de 2002, foi nomeado na administração estadual como ajudante de Ordens. Depois passou a chefia de Gabinete do governador e, no ano passado, alcançou o staff, ao assumir a Casa Militar no lugar do coronel PM Orestes Oliveira, que já acumulava mais de 30 anos de carreira militar. Alexander Maia se torna o primeiro coronel formado pela Academia de Polícia Militar de Mato Grosso. Novacki também foi ajudante de Ordens e, quebrando tabus, foi nomeado interlocutor do governo num cargo tradicionalmente ocupado por político. O militar conduz a Casa Civil há mais de um ano e, de quebra, ainda assumiu a Secom com o pedido de exoneração do secretário José Carlos Dias e agora é promovido.

O novo estatuto da PM reza em seus artigos que o coronel, ao completar 30 anos de serviços e 5 de coronel no posto. Ao todo são 19 cargos de coronel. A promoção se limita ao critério de merecimento, mas são avaliados várias requisitos como a ficha curricular, as unidades onde o militar serviu, os cursos realizados, a conduta e a carreira profissional. Um tenente-coronel ganha cerca de R$ 10 mil, enquanto coronel recebe o teto do governador, hoje de R$ 13 mil e sufrui de uma série de privilégios e regalias e geralmente atua em comandos regionais e, como membros de um Conselho, ajudam nas decisões de cúpula. As promoções dentro da PM envolvendo oficiais e praças ocorrem geralmente em 3 datas: 21 de abril, 5 de setembro, dia da fundação da Polícia Militar; e 25 de dezembro. Ao todo são 19 cadeiras de coronéis. A promoção só ocorre à medida que alguém sai para a inatividade, mediante reserva remuneradaentadorias.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/161508/visualizar/