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Agronegócios
Terça - 14 de Abril de 2009 às 12:47

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A viagem de marketing da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) à China, realizada no fim de março e início deste mês, foi considerada pelo presidente da entidade, Gilson Ferrúcio Pinesso, como muita proveitosa. “Essa visita foi positiva em todos os aspectos, mas destaco a importância do intercâmbio entre o Brasil, como um potencial grande produtor de algodão, e a China, como comprovadamente uma potência na produção e exportação de produtos acabados de algodão”, frisa Gilson Pinesso. Ele diz que a turnê da delegação de produtores manteve encontros com diretores de indústrias têxteis, de empresas de armazenagem e de comercialização de algodão em várias cidades daquele país.

O presidente da Ampa, juntamente com o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Haroldo Cunha, deixaram claro, em todos os contatos, que o Brasil é um importante produtor e fornecedor mundial de algodão porque se preocupa constantemente com a qualidade da matéria-prima. Segundo Gilson Pinesso, assim como a China é um incontestável fornecedor de produtos de qualidade na área têxtil, o Brasil é um país com condições incomparáveis em termos de tecnologia, áreas cultiváveis e clima apropriado. “Essas condições muitos países não têm, por problemas de clima, áreas que têm que ser usadas para a produção de alimentos e/ou custos incompatíveis com a atividade”, assinala Gilson Pinesso.

Apesar de todas essas condições, o presidente da Ampa sublinha a necessidade de crescimento do intercâmbio comercial entre Brasil e China, considerando que a balança comercial está mais favorável para os asiáticos. Mesmo assim, Gilson Pinesso lembra que a China é o segundo maior parceiro comercial do Brasil, e, no entanto, o país é apenas o quinto colocado nas importações de algodão brasileiro. “É por isso que temos que lutar para mudar essa realidade”, assegura Pinesso. Em todas as reuniões com empresários e executivos do governo chinês, por meio de diretores de empresas estatais, a comitiva de produtores fez questão de convidá-los a visitar o Brasil para conhecer a potencialidade do país. “Mais uma vez tivemos êxito na viagem de marketing à China”, contabiliza o conselheiro da Ampa e da Abrapa, João Luiz Pessa, dizendo que a primeira resposta chinesa foi com o convite feito pela Associação de Algodão da China (China Cotton Associaton – CCA) para que a delegação brasileira de produtores participe da Conferência Internacional do Algodão da China. Nesse evento, que será realizado este ano, em Nanjing, a Abrapa apresentará um tema de interesse do Brasil. “Isso é extraordinário”, finaliza Pinesso. A comitiva brasileira foi formada ainda pelos diretor e assessor da Ampa, Alexandre De Marco e Andrew Macdonald, respectivamente.





Fonte: Pau e Prosa Comunicação

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