Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 11 de Abril de 2009 às 12:43

    Imprimir


Maior partido do Estado em número de ocupantes de cargos eletivos, o PR definiu três encontros regionais para este primeiro semestre, todos em Cuiabá. Esses congressos vão ser as primeiras tentativas de superação de crises internas. Os republicanos buscam identidade rumo às eleições gerais de 2010. No primeiro encontro, em 27 de abril, a cúpula se reunirá com os 32 prefeitos.

O secretário-geral da Executiva, ex-deputado Emanuel Pinheiro, explica que os gestores vão ter oportunidade de, numa pauta aberta, revelar como está sendo a convivência com o Palácio Paiaguás, sede do governo estadual, e com as bancadas estadual e federal. Também poderão expor a realidade de cada município e o posicionamento quanto às candidaturas proporcionais e majoritárias a serem discutidas no segundo semestre nos encontros pelo interior afora. A segunda reunião, em 30 de maio, será com os 228 vereadores.

Já o terceiro encontro regional, programado para 30 de junho, vai reunir os presidentes dos diretórios municipais e os candidatos do próprio partido derrotados nas urnas do ano passado. Pinheiro explica que a Executiva optou por sediar os congressos na Capital porque, além das articulações, a ideia é extrair o que as bases pensam sobre o processo eleitoral do próximo ano, incluindo debate sobre coligações e nomes para as disputas majoritárias e proporcionais para, só depois, partir para as reuniões em cada município. "Se a gente começar com encontros locais no interior vai demonstrar força e fazer barulho, mas, por outro lado, o que precisamos em princípio é ouvir a todos para definição de pautas", explica o secretário-geral.

Emanuel Pinheiro desconversa sobre o assunto, mas o PR está com seu quadro de filiados "inchaço" e com risco de implodir a qualquer momento, assim como aconteceu com todos os partidos que já conquistaram o Palácio Paiaguás, a exemplo do PSDB de Dante de Oliveira (já falecido), que comandou o Estado por oito anos; do PFL (hoje DEM), com Jayme Campos; e do PMDB à época em que Carlos Bezerra foi governador. Os republicanos comandam hoje 32 prefeituras, possuem 17 vice-prefeitos, 228 vereadores, 5 deputados estaduais e 2 federais e mais o governador Maggi.

Desafios

Para Pinheiro, o maior desafio da legenda, que ainda bate-cabeça sobre candidaturas majoritárias, é extrair o sentimento partidário quanto à relação com o governo e definir identidade para as urnas de 2010. Segundo ele, ao mesmo tempo que o PR pode lançar um nome para governador, entre eles do deputado Sérgio Ricardo, que já está e pré-campanha, também não descarta recuar e apoiar candidatura de outra sigla, já que Blairo Maggi deve concorrer ao Senado. Nesse caso, seria difícil o PR ampliar o arco de alianças tendo dois candidatos como cabeças-de-chapa. A Executiva republicana lista como aliados PT, PMDB, PP, DEM e PSB e acha possível atrair PDT e PPS. São agremiações que, na opinião de Emanuel Pinheiro, garantem hoje a governabilidade da gestão Maggi.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/161789/visualizar/