Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 11 de Abril de 2009 às 00:49

    Imprimir


Dois vereadores e dois ex-parlamentares por Nova Bandeirantes (a 1.020 km a Noroeste de Cuiabá) voltaram para a cadeia desde quarta (8). Já João Batista, que concluiu o mandato em dezembro do ano passado, está foragido. Após serem flagrados em extorsão ao ex-prefeito Valdir Barranco (PT) no ano passado, eles foram presos. Ficaram atrás das grades por 10 dias até serem libertados em pleno feriado de Natal (25 de dezembro), quando obtiveram uma liminar concedida pelo desembargador Donato Fortunato Ojeda.

Agora, em julgamento do mérito no Tribunal de Justiça, o desembargador-relator José Jurandir de Lima, da Terceira Câmara Criminal, cassou a liminar que mantinha os 5 acusados em liberdade. Coube aos oficiais de Justiça Darli Santos e Adriano Eloi, da Comarca de Nova Monte Verde, efetuarem as prisões. Eles montaram a operação com apoio da Polícia Civil de Nova Bandeirantes. Foram recolhidos às grades os vereadores Jeremias Menezes Baiocho (PP) e Adenilson Otênio (PMDB) e os ex-vereadores Sandro Roberto da Silva (PP) e Darci Antônio Vicentin (PMDB). O quinto acusado, ex-vereador João Batista da Silva (DEM), está foragido.

Eles tinham sido presos pela primeira vez no momento em que recebiam parte de um valor total de R$ 50 mil para aprovar as contas de 2007 do então prefeito. Acuado, Barranco pediu ajuda do Ministério Público que, por sua vez, autorizou a gravação da extorsão. Numa das cenas, o prefeito abre uma mala e começa a distribuir maços de R$ 1 mil. Um dos parlamentares confere os valores.

Como os então vereadores ficaram apenas 10 dias presos, o MP recorreu da decisão e agora, diante da cassação da liminar, retornaram à cadeia. Eles se transformaram numa vergonha nacional e respondem por corrupção passiva e podem pegar até 12 anos de reclusão.

Os quatros estão em cela comum na Delegacia de Nova Bandeirantes. O ambiente não dispõe da mínima estrutura. A cela exala cheiro insuportável e poderá ser interditada. Geremias e Adenilson agora devem perder o mandato por quebra de decoro parlamentar ou até mesmo por ausências às sessões, já que estão presos. A Justiça deve autorizar a transferência dos acusados para algum presídio, pois tanto a cadeia de Nova Bandeirantes quanto a de Nova Monte Verde não possui as mínimas condições para abrigar detentos.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/161815/visualizar/