Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 09 de Abril de 2009 às 09:50
Por: Leandro J. Nascimento

    Imprimir


A colheita da soja avança sobre Mato Grosso e, até a semana passada, havia atingido 91% da área semeada. As regiões Sudeste e Nordeste obtiveram, coincidentemente, a mesma evolução de oito pontos percentuais na semana. Mesmo com Primavera do Leste e Campo Verde com os respectivos 91% e 95%, o Sudeste encerrará mais tarde, pois o plantio é realizado em período diferenciado. Os números são do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária.

De acordo com o Imea, o Oeste evoluiu quatro pontos percentuais, pois foi uma das mais prejudicadas pelas chuvas. Sapezal, mesmo sendo a primeira a ter semeado o grão, ainda não conseguiu concluir os trabalhos porque as condições climáticas afetaram o ritmo dos agricultores.

Tratando da escala evolutiva, o Imea aponta que no Médio Norte os serviços estão mais adiantados e já superam a marca dos 98% colhidos. No Norte, outros 97,5%. O Oeste verifica 94%; o Centro-Sul 91%; o Noroeste 90,6%; o Sudeste 85,5% e o Nordeste com 62%, sendo este o menor patamar registrado em Mato Grosso.

O instituto acrescenta também que há regiões em que os produtores chegaram a ficar dez dias sem conseguir colocar as colheitadeiras no campo, e quando isso era feito os grãos apresentavam umidade e já estavam ardidos. Os números apontam a incidência de até 60% de grãos ardidos. Mesmo assim, o Imea diz ser prematuro mensurar o impacto sobre o resultado final, visto que restam poucas semanas de trabalho.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/161907/visualizar/