Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 08 de Abril de 2009 às 13:44

    Imprimir


De acordo com o sétimo levantamento de acompanhamento da safra de grãos brasileira elaborado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e que foi divulgado nesta terça-feira a área plantada do milho safrinha em Mato Grosso terá redução de 5,3% na safra 2008/2009 ante a safra 2007/2008, quando foram cultivados 1,656 milhão de hectares do cereal.

Redução também na produção, a estatal estima queda de 12% em comparação com a safra passada, quando foram colhidos pouco mais de 7 milhões de toneladas do milho safrinha.

A Conab projeta que a redução da área de milho deve ter sido causada principalmente em virtude do atraso na colheita de soja no estado, o que fez com que uma parte considerável de produtores optasse por culturas como o milheto.

A estimativa da Conab é de que haverá aumento de 0,2% na produção de soja em Mato Grosso ante a safra 2007/2008, ou seja, deverão ser colhidos no estado 17,885 milhões de toneladas.

Com relação à área plantada, a estatal projeta que houve aumento de 1,7% na área plantada, ou seja, que foram cultivados 5,771 milhões de hectares nesta safra em comparação com a safra passada.

Para o presidente da Aprosoja/MT, Glauber Silveira a tendência é que a área plantada de soja seja mantida ou até mesmo seja reduzida nas próximas safras principalmente devido ao histórico de endividamento do setor, previsão de escassez de crédito, o que já ocorreu na atual safra e o alto custo de produção. “A Aprosoja incentiva o produtor a otimizar a gestão nas propriedades. É preciso colocar o pé no freio para pelo menos continuar produzindo. O reflexo dos impactos sobre o setor produtivo já apareceram nos resultados do milho safrinha”.





Fonte: Agronotícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/161947/visualizar/