Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 04 de Abril de 2009 às 09:02

    Imprimir


Com apenas três meses de mandato, ao menos sete vereadores pela Capital já se articulam nos bastidores para disputar cadeira de deputado estadual. Eles nada tem a perder, pois não precisam renunciar e muito menos se desincompatibilizar para concorrer às eleições de 2010. Os virtuais candidatos à vaga na Assembleia são Francisco Vuolo (PR), os apresentadores de TV Éverton Pop (PP) e Toninho de Souza (PDT), Domingos Sávio (PMDB), Lúdio Cabral (PT), Lueci Ramos (PSDB) e o presidente da Câmara, Deucimar Silva (PP). Um vereador cuiabano ganha R$ 9,2 mil mensais. O subsídio de deputado é de R$ 12,7 mil. Ambos acumulam outros rendimentos e vantagens, como verbas indenizatória e de gabinete.

Esses vereadores querem seguir o caminho de outros que passaram pelo legislativo cuiabano e viraram deputado, como os tucanos Guilherme Maluf e Chica Nunes, os republicanos Sérgio Ricardo e João Malheiros, além de Roberto França (sem partido).

No caso de Toninho, ele pretende fazer "dobradinha" com seu padrinho político Luiz Marinho (DEM), pré-candidato a deputado federal. Marinho foi vereador por quatro mandatos. No ano passado desistiu da reeleição e virou cabo eleitoral de Toninho.

Campeão de votos nas urnas de 2008 (teve 5.280 votos), Pop quer aproveitar a popularidade para se projetar a deputado. Ele tem o incentivo do patrão, o empresário Luiz Carlos Beccare, dono da TV Cidade Verde (SBT), onde o vereador apresenta um programa de TV. Foi a mesma emissora quem lançou Walter Rabello (PP) na vida pública, primeiro como o vereador mais votado, em 2004 e, depois, como o segundo campeão de votos para deputado, em 2006. Rabello acabou demitido da emissora e, para piorar, teve o mandato cassado por infidelidade partidária.

Vuolo está determinado a disputar com Sérgio Ricardo e Malheiros, dentro do PR, a representatividade da Baixada Cuiabana na AL. O mesmo deve ocorrer no PT com a entrada no páreo de Lúdio, que pode vir a ser ameaça para outros possíveis candidatos como o já deputado Alexandre Cesar e a ex-parlamentar Vera Araújo. Domingos Sávio é uma das opções do PMDB. Deucimar tem sido motivado pela cúpula do PP, principalmente pelo seu novo padrinho político, o presidente da AL, José Riva. Mesmo sem qualquer expressão política, Lueci Ramos está sendo empurrada pelo PSDB para tentar vaga de deputada.

E, assim, vereadores da Capital se movem de olho em outros cargos mais importantes. Vão entrar numa nova eleição quando estarão na metade do mandato. Não querem mesmo perder a oportunidade de ao menos tentar novo posto. Para uns, isso soa como oportunismo e desrespeito para com o eleitor, que confiou a esses eleitos um mandato integral de quatro anos. Outros entendem, porém, que essa jogada faz parte do processo democrático.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/162152/visualizar/