Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 03 de Abril de 2009 às 15:14
Por: Glaucia Colognesi

    Imprimir


O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual José Riva (PP), criticou nesta quinta-feira (2) o governador Blairo Maggi; o ministro de assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger; e o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. Para Riva, o governador e os ministros “só têm discurso bonito, mas na prática nada fazem contra o desmatamento e em favor da Amazônia”.

Segundo Riva, Mangabeira teria dito que não há como proteger a Amazônia com polícia, mas naquele momento do discurso a polícia já estava agindo no município de Itanhangá. “O problema é que eles falam uma coisa e agem de outra forma. E está lá a polícia. O caso de Itanhangá foi um absurdo, os caras chegaram a destruir motor de Serraria, até lacrar forno, destruir pertences das pessoas. Então é esse o questionamento que eu faço do Mangabeira. Porque pra vir aqui falar o que o povo quer ouvir não precisa vir”, disparou Riva.

Riva falou da participação da Assembléia no ordenamento da política ambiental no Estado e da dificuldade que tem encontrado como líder político para incluir no Fundo da Amazônia projetos que podem melhorar a vida da população, como o sistema de pastoreio racional chamado Voisin.

A técnica foi descoberta pelo francês André Voisin, que percebeu que o gado não come aonde urina e defeca, por isso passou a mudar o gado todos os dias para um piquete diferente.

“A questão do Voisin, sistema de manejo intensivo, quanto tempo eu estou batendo aqui que é importante, reduz desmatamento. Aí você encontra uma barreira enorme para você incluir o sistema no Fundo da Amazônia. Eu espero que o Fundo da Amazônia seja realmente para isso, para melhorar tecnicamente a questão da pastagem extensiva e pra melhorar a qualidade de vida das pessoas, caso contrário não tem sentido. Você criar um fundo para ficar financiando política preservacionista, nós já temos uma boa legislação ambiental, basta a legislação ser cumprida”, observou.

Riva fez as mesmas críticas ao governador Blairo Maggi. Para o parlamentar, o governador também faz discursos e não os coloca em prática. “Fiquei feliz quando o governador falou do Voisin no Katoomba Meeting, mas nós precisamos ir além. Tem que sair do discurso e colocar em prática. Veja só o contra-senso: pra você desmatar 50 hectares, formar o pasto e fazer a cerca, você gasta mais ou menos R$ 50 mil. Pra você fazer o Voisin em 50 hectares e quadruplicar a capacidade de rebanho você gasta aproximadamente R$ 30 mil. Se fala na redução do desmatamento, mas não vai no cerne da questão. Não investe em tecnologia. É uma coisa na prática tão boa, por que o governo não disponibiliza recurso pra isso? Fica no discurso a vida intera e esse programa não decola? Faz oito anos que estou batendo em cima desse programa”, afirmou.

Outra vantagem que o parlamentar ressaltou da técnica Voisin é a sobra de pastagem que pode ser reflorestada. “Se o governo investisse nessa política poderia reduzir os 24 milhões de hectares para 14 milhões. Esses 10 milhões que sobrariam poderiam desenvolver outras atividades. Mas o governo não investe”, assegurou.

De acordo com Riva, a carne é um dos mais importantes elementos da cadeia produtiva, mas os governos federal e estadual não fazem políticas públicas para a pecuária.





Fonte: PnB Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/162194/visualizar/