Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 03 de Abril de 2009 às 13:01

    Imprimir


Mudança de comportamento e impulso na economia são estratégias para transformar condição social de cidadãos

O governo municipal de Nortelândia têm se esforçado desde o inicio do mandato para mudar a situação encontrada de verdadeiro caos social e econômico, provocada pelo fim do garimpo na década de 90, que acabou com os postos de trabalho, forçando as pessoas a mudarem de cidade em busca de emprego. Os que não se preparam para uma mudança repentina passaram a conviver com problemas financeiros e de saúde, em razão do trabalho forçado da extração de diamantes.

As seqüelas decorrentes do garimpo são inúmeras, decadência econômica e social, afetando a qualidade de vida das famílias na sua forma estruturante. O numero de pessoas com problemas mentais é alto, cerca de 20 homens e mulheres perambulam pelas ruas da cidade causando desconforto aos moradores e suas famílias. Outro dado assustador são os relacionados a suicídios, em menos de 15 dias, duas pessoas tiraram a própria vida até agora em 2009, uma criança de nove anos e um jovem desempregado com 24 anos de idade, a prostituição infantil e o envolvimento de jovens com drogas é outro assunto que preocupa as autoridades locais, como portadores do HIV e alcoolismo. O índice de vitimas de estupro, três casos envolvendo crianças em aproximadamente 15 dias, somente no mês de março, tudo isso aliado à falta de policiais civis e militares para garantir a segurança da população. São três policiais militares, sendo que um presta serviço no fórum da comarca, e apenas um homem cuida da ronda ostensiva na cidade. O prédio que abriga a delegacia de policia civil está com sua estrutura comprometida e faltam viaturas e material humano para investigar os crimes que ocorrem.

Diante do quadro negativo, com a auto estima da população em baixa, a administração atual está desenvolvendo várias ações importantes na mudança de mentalidade e comportamento de seu povo, passando pela educação como mola propulsora do desenvolvimento econômico e social que se almeja alcançar até o final do governo. A estrutura dos prédios públicos estão todas comprometidas o que exigirá um esforço concentrado do atual gestor no sentido de dar uma nova cara para os órgãos da administração pública municipal, desde o atendimento a comunidade na prestação de serviços essenciais até o visual dos edifícios.

Algumas ações neste sentido já foram iniciadas como a recuperação do prédio onde funciona a Escola Municipal Júlio Praxedes Duarte, no Bairro Bandeirantes, que só foi possível graças uma parceria com a Arrossenssal Agropecuária S/A do Grupo Camargo Corrêa. O prédio onde funciona a sede da prefeitura também foi reformado parcialmente externa e internamente, entre outras mudanças e aquisições feitas pela administração visando melhorar o atendimento a população. Foram adquiridas uma nova central telefônica, um novo e mais potente servidor de dados, veículos para dar assistência às secretarias, e a implantação de uma nova política de desenvolvimento humano.

Foi criado um balcão de empregos, que funciona na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, como facilitador da colocação de mão de obra no mercado local e regional, aproximadamente 100 pessoas já foram encaixadas em empresas da região, por meio da intermediação do município. Visando fortalecer a economia, outros mecanismos foram adotados para provocar a geração de renda, através da agricultura familiar, como criação de uma cooperativa de crédito que congregará os pequenos proprietários rurais e assentados em arranjos produtivos locais capazes de garantir incremento na renda familiar. Fruto desta organização, já esta em andamento a construção de um mini-laticínio, aquisição de um caminhão graneleiro e carro de apoio para produtores de leite. Outros projetos considerados importantes estão sendo desenvolvidos como o plantio irrigado de 200 equitares de pupunha e a instalação de uma planta industrial para beneficiar a matéria prima e ainda o plantio de seringueira em varias propriedades. A pasta que cuida do desenvolvimento urbano e rural esta também viabilizando estudos para implantação da fruticultura já com mercado garantido, sem falar da criação de um núcleo de produção de açúcar mascavo, apicultura e outras vertentes econômicas. O objetivo é diversificar a economia, evitando a monocultura e viabilizando a rentabilidade das propriedades.

Junto com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Saúde está sendo avaliada à possibilidade de instalar uma unidade do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) no município, que atenderia pessoas com problemas mentais da região, reforma e recuperação das unidades do Programa de Saúde da Família (PSF), aquisição de novas ambulâncias já que as que estão funcionando estão em péssimas condições. Com a Secretaria de Segurança Pública, intervenção do Deputado Estadual José Domingos, busca viabilizar reforço policial e melhoria da estrutura da delegacia de policia civil. O deputado já iniciou conversa com Diógenes Curado, titular da segurança pública no estado para sanar algumas dificuldades no setor.

“Em 90 dias já avançamos consideravelmente, muitas conquistas e ações desencadeadas que terão resultado a médio e longo prazo, mas que representará no futuro uma batalha vencida e uma página virada na história de nossa cidade” garantiu o prefeito Neurilan Fraga.

A parceria com o legislativo municipal é outro ponto de destaque, os membros do parlamento estão em sintonia com as idéias do executivo, e vem mantendo uma parceria importante neste processo de mudança, aprovando as matérias de interesse coletivo. “Os vereadores têm sido muito importantes, entenderam nosso objetivo e resolveram somar conosco, aprovando as matérias que são importantes para alavancar nossa economia e transformar nossa cidade” avaliou o prefeito.

Muitas outras ações estão sendo desencadeadas pelo chefe do poder executivo local em parceria com a iniciativa privada, governo do estado e federal, deputados estaduais e federais e senadores, com o intuito de mudar a triste realidade encontrada e potencializar a cidade economicamente de forma que possa evitar a evasão populacional e empresarial.





Fonte: Assessoria de Comunicação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/162212/visualizar/