Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 03 de Abril de 2009 às 00:09
Por: Andréa Haddad

    Imprimir


Ex-prefeito de Cuiabá por duas vezes (1997-2004), o deputado Roberto França (sem partido) articula nos bastidos sua filiação a um dos partidos com candidatos em potencial a assumir o governo do Estado. Temeroso após as eleição de 2006, quando conquistou apenas a segunda suplência do PPS/DEM (ex-PFL) na Assembleia, França não quer correr o risco de ficar novamente relegado ao seu programa televisivo.

O ex-prefeito só assumiu a cadeira de deputado após pedido de licença médica dos candidatos eleitos pela coligação, Sebastião Rezende e Mauro Savi. Em 2010, ele quer ter o respaldo do candidato majoritário, com amplo "poder de barganha" por apoios e cargos. "Quero disputar a eleição pelo mesmo partido do candidato que terá meu apoio ao governo do Estado. Preciso saber quem serão os candidatos para, somente então, ingressar numa legenda", disse nesta quinta (2), ao RDNews.

Sem partido desde 2007, após atuar no PTB, PSDB e PPS, França tende a apoiar o ex-aliado Wilson Santos (PSDB). Em 2000, eles se enfrentaram na disputa à Prefeitura de Cuiabá. França levou a melhor e conquistou a reeleição. A esposa do deputado, ex-vice-governadora Iracy França (DEM), chegou a ser convidada pelo tucano para assumir secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, mas recusou o convite. Recentemente, França usou a tribuna da Assembleia para avaliar o cenário político no Estado. "Temos bons nomes, é verdade. O Riva vai ser o fiel da balança. O lado que ele apoiar fatalmente irá conquistar o governo", avaliou. Contudo, França enfatizou que o PSDB tem nomes "de peso", como Wilson Santos e Antero Paes de Barros. O ex-senador tucano, por sua vez, já manifestou interesse em disputar uma vaga na Assembleia e sinalizou que o candidato do partido à majoritária será mesmo o "galinho". "No PMDB tem o nome do Silval que pode assumir o governo se o Maggi for disputar um cargo no Senado", avaliou França. Já pelo PDT, segundo ele, o melhor candidato seria Otaviano Pivetta, que "surge como uma revelação política".

O ex-prefeito de Cuiabá manteve parcimônia em relação aos republicanos, mas citou o candidato derrotado à Prefeitura de Cuiabá em 2004 e ex-presidente da AL, deputado Sérgio Ricardo. "O próprio PR tem colocado o nome do Sérgio". Pelo DEM, aliado em nível nacional do PSDB, França apontou o nome do ex-governador e atual senador Jayme Campos, mas ponderou que o "cacique" democrata não demonstra entusiasmo com a candidatura. "É um candidato muito forte, que tem grande densidade eleitoral na baixada cuiabana". Ele alertou, contudo, que uma mudança na legislação eleitoral ou uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral pode "colocar em xeque" os acordos políticos que vêm sendo "costurados". França é um dos mais antigos parlamentares em exercício. Eleito deputado pelo PMDB em 1982, após deixar o cargo de vereador por Cuiabá, França já foi inclusiva presidente da Assembleia.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/162235/visualizar/