Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 02 de Abril de 2009 às 16:08

    Imprimir


Secretario visita assentamentos e recebe pedido de apoio a projetos de geração de renda

O Secretário de Desenvolvimento do Centro Oeste do Ministério da Integração Nacional, Toto Parente, visitou o município de Nortelândia, na tarde desta quarta-feira (01), onde foi recebido por autoridades políticas, empresários, representantes de sindicatos, associações e pequenos proprietários rurais, em encontro que aconteceu no auditório da Casa da Cultura “Judith Dias Barreto”, oportunidade em que anunciou a liberação de recursos e falou de projetos do município que estão em andamento no ministério em Brasília.

O anfitrião do evento e prefeito municipal de Nortelândia, Neurilan Fraga fez uma explanação sobre as problemáticas sociais e econômicas de seu município, demonstrando a necessidade urgente em obter recursos financeiros que banquem projetos de geração de emprego e renda, fortalecendo a economia e transformando o perfil econômico da cidade. Fraga destacou que seu governo vem tomando as medidas urgentes, como a criação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, responsável por tocar os programas que tenham como foco principal a economia local, com toda estrutura necessária para este desafio, como credencia - lá para elaboração dos projetos de captação financeira junto às instituições de crédito públicas ou privadas, bem como dar assistência técnica aos produtores rurais, de forma a garantir o melhor resultado nas cadeias produtivas escolhidas pelo governo municipal.

O chefe do executivo municipal apresentou os projetos que estão em andamento, como o do beneficiamento de buchas, que inclusive já treinou cerca de 50 mulheres dos assentamentos São Francisco, Raimundo da Rocha e Zona Urbana, e pretende melhorar a renda das famílias beneficiadas, falou ainda da construção de um mini laticínio, da criação de uma cooperativa de produtores rurais para organizar o setor e de outros projetos como do plantio de pupunha e sua industrialização, seringa e farinheira. “Estamos fazendo o dever de casa, mas precisamos de suporte, principalmente financeiro e tanto o Governo do Estado como o Governo Federal podem perfeitamente serem parceiros dessa empreitada” conclamou o prefeito.

Toto Parente demonstrou entusiasmo com o que viu e reafirmou o compromisso do Governo Federal de levar ações para quem mais necessita e tenha projetos bons que representem a geração de renda para as famílias, como é o caso de Nortelândia, elogiando os programas que o município esta discutindo e implantando com a sociedade. “Vejo que o prefeito tem perspectiva de futuro e boas idéias. Não tenho dúvida de que o governo do presidente Lula será parceiro desse desenvolvimento que se pretende aqui” disse.

Parente, informou que ainda este ano devem ser liberados recursos da ordem de R$ 1,100 milhão para serviços de drenagem e canalização no município, atendendo uma reivindicação do prefeito, entre outros recursos que estão protocolados no município. Ele recebeu das mãos de representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Associação de Artesãs, dois projetos, um para desenvolver atividades com buchas e outro para irrigar 250 equitares de pupunha, que serão analisados pelo Ministério da Integração Nacional.

Em seguida, o secretario de desenvolvimento do Centro Oeste, visitou o Assentamento São Francisco, onde vivem 70 famílias e anunciou a liberação de recursos da ordem de R$ 326 mil reais, para aquisição de um caminhão graneleiro para transporte de leite e um carro de apoio, veículos que atenderão o mini laticínio e os filiados à cooperativa de produtores rurais, com o objetivo de melhorar o ganho da bacia leiteira da cidade. No São Francisco, Parente e comitiva experimentaram as iguarias produzidas com produtos locais, como bolos, rapadura, sucos e outros.

No assentamento Raimundo da Rocha, que atende 194 famílias, ele conheceu sobre o Centro de Treinamento que pretende ser construído pelo município, inclusive o projeto já foi aprovado pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural e garantiu estudar a viabilidade de recursos para os projetos que estão sendo desenvolvidos pelo município.

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Aníbal de Oliveira, que é do meio rural, esta otimista com o foco da administração e acredita que a médio e longo prazo os resultados serão visíveis, diante da vontade política do governo local em fortalecer a economia e que o legislativo manterá a parceria, apoiando as iniciativas propostas. “O legislativo têm aprovado todas as mensagens encaminhadas neste sentido por que acredita no que esta sendo proposto, de forma que manteremos essa parceria frutífera para todos nós” garantiu.

Durante os eventos, o prefeito de Nortelândia, voltou a defender a necessidade de união da classe produtora, fortalecendo associações, sindicatos e cooperativa, trabalhando em prol de um mesmo objetivo, de melhorar a economia a transformar a vida de centenas de famílias.

Participaram do evento, o líder do prefeito no legislativo Luis Fernandes de Souza, os vereadores Vagnir Barbosa Batista, Nilson Neves, Benedito Hudson, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Adércio Perovano, representantes de associações, empresários e populares.





Fonte: Assessoria de Comunicação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/162245/visualizar/