Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 30 de Março de 2009 às 14:53
Por: Fabiane Rewel

    Imprimir


Os doze delegados Regionais de Mato Grosso participaram no último sábado (28.03) do “1º Encontro dos Delegados Regionais no Interior”, realizado no município de Chapada dos Guimarães. Durante todo o dia, os delegados realizaram debates e conheceram mais detalhadamente os programas e projetos da Polícia Judiciária Civil do Estado de Mato Grosso (PJC/MT), para que possam implantá-los em suas regionais.

Um dos momentos mais importantes do Encontro foi à elaboração de uma ‘Carta Aberta’, entregue ao Diretor Geral da PJC. Na Carta, os delegados tiveram a oportunidade de sugerir propostas para melhorar o trabalho em suas regionais.

Segundo o diretor do interior, delegado Jales Batista da Silva, a carta vai padronizar as ações nas Regionais. “Essa Carta é uma maneira de conhecermos os problemas enfrentados pelas nossas delegacias regionais e buscarmos a solução desses problemas, daí a sua importância”, ressaltou o diretor.

Ao receber o documento, o diretor geral da PJC, José Lindomar Costa, afirmou que a carta será entregue ao Secretário Estadual de Segurança Pública. “A Carta será analisada e as respostas às solicitações e reivindicações serão repassadas aos Regionais”, garantiu o diretor geral.

O encontro aconteceu na Secretaria de Turismo de Chapada dos Guimarães, onde a secretária Telma Rezende mostrou as atrações turísticas e os eventos culturais da cidade. Logo após, os delegados assistiram uma apresentação do Grupo Musical, ‘Musicarte’, formado por cerca de 40 crianças de diversas escolas do município.

O diretor adjunto da Academia de Polícia Judiciária Civil (Acadepol), delegado Genison Brito Alves falou dos preparativos da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, que será realizada de 27 a 30 de agosto, em Brasília, com o objetivo definir princípios e diretrizes que irão nortear as ações a serem tomadas.

A delegada Elaine Rodrigues da Silva, da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), apresentou o programa de prevenção ao uso e também de combate às drogas, denominado “De Cara Limpa Contra as Drogas”. “Agora que DRE foi reativada, iremos implantar o Programa em Cuiabá e difundi-lo no interior do Estado”, ressaltou.

Os delegados Douglas Turíbio e Juliana Palhares, da Delegacia Municipal e da Mulher de Várzea Grande, respectivamente, falaram do projeto de “De Bem Com a Vida”, que visa proibir a venda de bebidas alcoólicas a partir das 23 horas, principalmente nos bares da periferia, com o objetivo de reduzir os índices de criminalidade. “Em algumas cidades de São Paulo, em que o projeto foi implantado, está comprovado que a proibição vem reduzindo a violência”, enfatizou a delegada.

Para o delegado regional de Juína, Alexandre Morais Franco, o encontro foi bastante produtivo por ser uma iniciativa pioneira e serve como meio de captação dos problemas, encontro de soluções e encaminhamento a administração superior da Polícia Civil e da Sejusp.

O delegado regional de Água Boa, João de Morais Pessoa Filho, frisou que o Encontro foi muito proveitoso, no aspecto de que foi uma reunião diferente das outras. “Os encontros sempre aconteciam em Cuiabá e desta vez está sendo no interior do Estado”.

O diretor do Interior da PJC, Jales Batista, falou que o Encontro surgiu da necessidade de unir os 12 delegados regionais para que juntos pudessem desenvolver propostas que vão ajudar a melhorar os trabalhos no interior de Mato Grosso. “Escolhi a cidade de Chapada dos Guimarães para realizar esse primeiro encontro no interior, pela beleza ímpar que a cidade tem e porque sempre nos acolheu de forma diferenciada”.

Para o diretor geral da PJC, Lindomar Costa, esse encontro trará grandes frutos para o Polícia Civil e para Chapada também. “Vamos tirar daqui as idéias que precisamos para melhorar cada vez mais a nossa Instituição”, finalizou o diretor.





Fonte: Assessoria PJC-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/162474/visualizar/