Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 27 de Março de 2009 às 13:21
Por: Jaime Neto

    Imprimir


A Frente Parlamentar da Pecuária será composta por deputados estaduais visando incentivar o setor e buscar soluções para crise que atinge a bovinocultura de Mato Grosso

O 1º Secretário da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Ricardo (PR), apresentou esta semana Projeto de Resolução que dispõe sobre a criação da Frente Parlamentar da Pecuária. O objetivo é apoiar, incentivar e desenvolver o setor no Estado que atravessa uma grave crise.

Mato Grosso tem 30% de sua economia baseada na pecuária. Dados da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (Seder) mostram que o Estado possui o maior rebanho bovino do Brasil, com mais de 27 milhões de cabeças de gado.

Os reflexos da crise internacional, a restrição de créditos e a falta de sintonia entre frigoríficos e pecuaristas geraram um complicador para o setor e a inevitável instalação de uma crise. Dados da balança comercial do agronegócio, divulgados pelo Ministério da Agricultura, indicam que o setor de carnes amargou redução de 26% na receita de exportações em janeiro, em relação ao mesmo mês no ano passado.

De acordo com a Abrafrigo (Associação Brasileira da Indústria Frigorífica), 50 frigoríficos já fecharam as portas ou suspenderam abates nos últimos meses, de um total de 750 empresas no país nesse setor. A suspensão das atividades representou a demissão de 15 mil trabalhadores.

Estudo do Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Aplicada) aponta que das 38 plantas frigoríficas registradas no Serviço de Inspeção Federal (SIF) de Mato Grosso, 15 enfrentam processo de recuperação judicial e já demitiram 4.800 funcionários.

"A situação dos pecuaristas de Mato Grosso é de desespero. Cidades nas regiões Noroeste e Nordeste que praticamente vivem desta atividade estão em calamidade pública, pois não conseguem vender seu gado", disse o deputado Sérgio Ricardo ao alertar para o reflexo da crise nos cofres do estado. "Com os frigoríficos parados, R$ 4,2 bilhões estão deixando de ser movimentados na economia mato-grossense e, mais grave ainda, esse conjunto pode representar, este ano, redução de cerca de 20% do total que o estado arrecadou em 2008 com o ICMS dos frigoríficos".

Sérgio Ricardo explicou que a Frente Parlamentar da Pecuária será composta por deputados estaduais, nomeados por ato do presidente da Assembléia Legislativa, ficando assegurada a participação da sociedade em todos os eventos realizados pela Frente. "Esse quadro exige uma ampla mobilização da sociedade face à importância que o setor tem para nossa economia e na formação, inclusive, da nossa cultura", frisou Sérgio Ricardo.





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/162568/visualizar/