Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 26 de Março de 2009 às 13:28

    Imprimir


O presidente da Assembléia Legislativa, deputado José Riva (PP), surpreendeu quem foi à Assembléia Legislativa, na manhã de hoje. Enquanto a deputada Chica Nunes presidia a sessão, José Riva, fugindo ao seu estilo habitual, foi à tribuna e fez dela um verdadeiro palanque eleitoral fazendo propostas concretas, caso chegasse ao governao estadual, sobre dois temas bastante sensíveis: educação e meio ambiente.

Embora já tenha recebido apoios e apelos de dezenas de prefeitos e centenas de vereadores, para que se candidate ao governo em 2010, Riva diz que "por enquanto", sua pretensão é disputar uma cdas duas vagas ao Senado. O discurso desta manhã, no entanto foi entendido como de quem fala como candidato ao governo.

Usando como mote a situação da Universidade Estadual de Mato Grosso, que passa por uma séria crise financeira e institucional, Riva disse que: "eu não sei se um dia seria governador de Mato Grosos, neste momento não está nos seus planos, mas se isso acontecer faria da Unemat a maior insituição social de Mato Grosso". Ele defendeu a emenda constitucional prevendo que 2,5% de toda a receita corrente do Estado seja investida na insituição.

Ele lembrou ( com orgulho ) seu passado de filho de bóia-fria que conseguiu crescer e defendeu investimentos no ensino superior. "Temos que acabar com essa cultura que os filhos devem seguir os pais. Todos têm que ter oportunidade de chegar ao ensino superior, e em Mato Grosso, a Unemat é o melhor caminho", acrescentou.

Ele ressaltou ainda os exemplos de Alemanha e Japão que investiram maciçamente na educação logo após a guerra. "A Alemanha chegou a investir 50 % de sua receita em educação e hoje é uma país de ponta" . E foi mais adiante: "se não investirmos na educação, o resto não vai adiantar nada".

Com relação à questão ambiental, Riva aproveitou a presença, em Mato Grosso, de 13 embaixadores e que nesta tarde estarão na Assembléia Legislativa, antecipando a mensagem que vai dar a eles: "preocupem-se sim com o Brasil, mas procupem-se, primeiro com seus países, que sofrem consequências pelos danos que já causaram ao meio ambiente". Ele lembrou que o Brasil é um dos países que possui uma legislação ambiental das mais rígidas do mundo, mas que não são colocadas em prática pelos governos.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/162648/visualizar/