Riva conclama população para debate do ZSEE em Pontes e Lacerda
Começa amanhã (26) a sétima rodada de discussões sobre o projeto de Zoneamento Socioeconômico Ecológico (ZSEE). Dessa vez, o encontro acontece em Pontes e Lacerda (distante a 469 quilômetros de Cuiabá, na Região Sudoeste). O seminário técnico, que acontece nesta quinta e sexta-feira, será realizado na sede da Câmara Municipal de Pontes e Lacerda. E a audiência pública no Clube Social Scalibu, no centro, a partir das 9 horas da manhã deste sábado (28).
Desde que foram retomados os debates, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP) envida esforços para conclamar a sociedade a participar dando sugestões à proposta. Tanto que as audiências e seminários estão sendo realizados nas cidades pólos de Mato Grosso, para oportunizar e facilitar o acesso dos cidadãos.
“É muito importante a participação popular nesses debates. Por isso, quero convidar todos os cidadãos. Pois, é fundamental que a sociedade se mobilize e discuta com os poderes quais as melhores propostas para a aprovação de um bom zoneamento ambiental”, conclama Riva. Ele defende que a proposta adequada só será possível se houver a participação popular.
O presidente destaca que uma das missões da Casa é estar cada vez mais próxima do cidadão para ouvir as reivindicações e levar melhorias a todos os rincões do estado. “A Assembleia Legislativa está disposta a ouvir e acatar sugestões que resultem num zoneamento equilibrado”.
Depois de Pontes e Lacerda, será a vez da população de Barra do Garças participar das discussões, nos dias 02, 03 e 04 de abril.
A intenção do presidente da Assembleia Legislativa é a de aprovar esse projeto até o mês de julho, antes do recesso parlamentar. A nova lei vai ordenar o espaço geográfico do estado e disciplinar o uso de seus recursos naturais, indicando diretrizes de fomento, controle, recuperação e manejo desses recursos naturais, estabelecendo diferentes categorias de intervenção no ambiente estadual.
Rondonópolis, Diamantino, Tangará da Serra, Cáceres, Paranatinga e Cuiabá já foram palcos dos debates. A conclusão dos trabalhos será feita em Cuiabá. Além de depender da aprovação da AL, o ZSEE também passará pelo crivo da Comissão Nacional de Zoneamento.
Comentários