Menina de 5 anos recebe órgãos de ambos os pais
Uma menina britânica de cinco anos se tornou a primeira do país a receber dois órgãos para transplante de ambos os pais.
Jasmine Mirza já havia recebido 30% do fígado de seu pai em 2005 e agora está se recuperando após receber um dos rins de sua mãe.
A menina havia sido diagnosticada com falência do fígado aos sete meses de idade. Em 2007, seus rins começaram a apresentar problemas.
Segundo a mãe da menina, Cathie Locke, o transplante deu à filha "sua vida de volta".
Jasmine disse ter se sentido "muito especial" por ter recebido as doações do pai e da mãe.
Vida normal
"Para mim, não estava preocupada com a questão da operação em si", disse a mãe da menina. "Ao longo disso tudo a saúde de Jasmine tem sido minha principal prioridade."
Ela diz esperar que a filha leve uma vida normal daqui para a frente. "Espero que ela já tenha tido seus altos e baixos na vida logo cedo e que daqui para a frente isso tenha terminado", diz.
O pai de Jasmine, Sohrab Mirza, de 38 anos, havia doado 30% de seu fígado para a filha em 2005.
Desde então, seu fígado já se regenerou e o tecido doado cresceu para formar um novo fígado na filha.
Quando Jasmine começou a ter problemas renais, em 2007, Sohrab se ofereceu novamente para doar o órgão à filha, mas não foi considerado apto a doar o rim.
Cathie, de 33 anos, se ofereceu então para doar o rim à filha. A operação foi feita em outubro e desde então Jasmine se recuperou a ponto de poder retornar à escola.
Os médicos responsáveis pelas operações disseram não ter notícia de outro caso envolvendo uma criança recebendo órgãos de ambos os pais.
Comentários