Pamonha feita em MT pode entrar para o Guinness Book
O Distrito de Caramujo ( 30 quilômetros do município de Cáceres) pretende preparar a maior pamonha do mundo neste final de semana. A pamonha será preparada durante a 3º edição da "Festa da Pamonha". O evento começa nesta sexta-feira (20), às 19h, e segue até domingo (22). A pamonha gigante será servida gratuitamente aos moradores e visitantes.
A pamonha a ser preparada pela comunidade terá aproximadamente meia tonelada. E o recorde atual pertence à cidade de Imperatriz, no Maranhão, que já preparou uma pamonha de cerca de 430 quilos.
De acordo com o organizador da festa em Caramujo, Luiz da Guia, a intenção não é simplesmente bater um recorde mundial, mas valorizar a cultura local e o homem do campo. "Também queremos mostrar que somos ricos na produção de cerâmicas, de gado de corte, de alimentos derivados do milho e outras", disse ele.
A Festa da Pamonha de Caramujo, que tem o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur-MT), acontece desde 2007 e é a maior festa do gênero em todo o mundo.
Paralelamente à festa acontece uma feira de comercialização de vários produtos locais e premiação das "pamonhas mais criativas". Na edição de 2008, participaram cerca de 30 mil pessoas.
Distrito Caramujo
Localizado a 240 km de Cuiabá, o Distrito de Caramujo possui 10 mil habitantes. A economia do distrito está baseada na agricultura de subsistência, no plantio do milho e na produção de produtos derivados do milho, na criação o gado de corte e na produção de cerâmica.
Comentários