Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 26 de Junho de 2013 às 13:17
Por: Sílvio Muniz

    Imprimir


Silvio Muniz/G1
Rafael falou sobre sua recuperação para alunos em Cubatão
Rafael falou sobre sua recuperação para alunos em Cubatão

O ex-modelo Rafael Nunes, que ganhou visibilidade após ser fotografado no Paraná e receber o apelido de "Mendigo Gato de Curitiba", iniciou uma nova etapa da recuperação da dependência química nesta terça-feira (25), em Cubatão (SP). O jovem, de 31 anos, estreou como palestrante em um evento na cidade e, mais ainda, reviveu seus tempos de modelo fotográfico ao posar para dezenas de fotos com as pessoas que estavam no local.

Rafael, que está há oito meses em tratamento em uma clínica de recuperação de dependentes químicos em Araçoiaba da Serra, no interior de São Paulo, esteve em Cubatão para participar do 10º Concurso Municipal de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas. Ele falou, durante vários minutos, sobre sua recuperação para um público formado por alunos do ensino fundamental que participaram de um concurso de redação e desenho sobre drogas.

O ex-modelo fez questão de ressaltar a importância da família na recuperação de usuários de drogas. Durante a apresentação, Rafael lembrou os dias que viveu na rua até o momento que foi fotografado em frente à Catedral de Curitiba. “Foram dias difíceis, mas com ajuda é possível ter uma recuperação. Antes não sabia como viver em sociedade, amar as pessoas, viver em harmonia", lembra.

O convite para a apresentação foi feito pelo Centro Ambulatorial à Dependência Química (Cadeq), que faz o acompanhamento a usuários de drogas e orienta as famílias que sofrem com o problema. “Essa é a minha primeira apresentação, mas gostaria de fazer outras iguais. Gosto de falar sobre o que aconteceu comigo e ser um exemplo de alguém que está se recuperando. Sinto que estou contribuindo com as pessoas”, afirma.

O ex morador de rua fez palestra em Cubatão (Foto: Silvio Muniz/G1)O ex morador de rua fez palestra em Cubatão
(Foto: Silvio Muniz/G1)

Após a apresentação, Rafael recebeu uma homenagem do Cadeq e participou da entrega dos prêmios aos participantes do concurso. Dezenas de pessoas, em sua maioria mulheres, o cercaram ao final do evento para fotografá-lo. Perguntado por uma jornalista se estava namorando, Rafael disse que está solteiro. “Estou focado no meu tratamento. Acho legal a aproximação das pessoas. Geralmente são muito carinhosas comigo mas, por enquanto, quero terminar o tratamento”, brinca.

A participação de Rafael levou centenas de pessoas ao evento, que faz parte das atividades desenvolvidas pelo Cadeq, que já atendeu 2.226 dependentes químicos e encaminhou 1.416 pessoas para clinicas de recuperação. O "Mendigo Gato" lembrou de sua primeira experiência como dependente químico. “Comecei a usar droga em março de 1998. Lembro que era um fim de tarde, por volta das 17h40. Tinha acabado de perder o emprego, trabalhava no plantio de kiwi, e estava voltando para casa quando fumei maconha com meu irmão”, lembra. Após o primeiro contato, Rafael perdeu o controle do vício e acabou indo morar nas ruas.

Após toda repercussão e comoção causada pela divulgação da foto do ex-modelo nas redes sociais, Rafael brinca que não se incomoda por ainda ser lembrado como o “Mendigo Gato”. “Foi como fiquei conhecido e, por causa disso, estou me recuperando. Não me incomoda mais. Me faz lembrar onde já estive e como quero viver”, afirma.

Rafael acredita que muitos usuários de drogas precisam de ajuda, mesmo que sejam internados de forma compulsória. “Quem é usuário de drogas nem sempre consegue ter força para escolher o que é melhor para ele. Nesses casos, a internação é necessária. Quando fui para a clínica estava passando por um período de lucidez, então a minha adesão ao tratamento foi mais fácil. O tratamento é no dia a dia. Aos poucos vamos tomando consciência da nossa situação e conseguimos ver o problema como ele é”, conclui.

Ainda em recuperação, Ainda em recuperação, "Mendigo Gato" faz estreia como palestrante (Foto: Reprodução/TV Tribuna)





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/16301/visualizar/