Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 19 de Março de 2009 às 15:49

    Imprimir


O ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, envolvido até o pescoço no escândalo do mensalão que quase derrubou o governo do presidente Lula, encaminhou uma carta à direção do partido, pedindo para voltar à sigla. Ele pretende se filiar para concorrer a deputado federal por Goiás. O "sim" ou "não" à solicitação do homem do mensalão será votado pelo diretório nacional.

A carta de Delúbio possui três parágrafos. O RDNews teve acesso ao seu conteúdo - confira logo abaixo. Ele protocolou o pedido junto ao presidente da legenda, deputado Ricardo Berzoini (SP). Alega que sofreu uma pena dura e que merece uma segunda chance. O ex-tesoureiro aproveitou a visita a Brasília nesta quarta e percorreu alguns gabinetes de parlamentares do PT, num lobby pela sua reabilitação.

O pedido será votado na reunião do diretório, que acontece em maio. Delúbio foi expulso do PT em 2005, no auge do escândalo. O mensalão foi denunciado pelo ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ). Seria um esquema de repasse de recursos do PT, coordenado por Delúbio, para parlamentares do partido e de legendas aliadas ao governo para votar favoráveis a projetos do Palácio do Planalto. O dinheiro era canalizado pelo publicitário Marcos Valério.

Um dos que apóiam a volta de Delúbio, que deixou um rombo de R$ 40 milhões no partido, é o ex-ministro José Dirceu, que também caiu do staff do governo e teve o mandato cassado. Dirceu é apontado como chefe da quadrilha do mensalão no inquérito que tramita no Supremo Tribunal Federal, no qual Delúbio também é réu.

O ex-tesoureiro mantém uma base de apoio político, principalmente na ala Construindo um Novo Brasil, majoritária que, em Mato Grosso tem como membros os deputados Carlos Abicalil (federal) e Ságuas Moraes e Alexandre Cesar (estaduais). Já a chamada "esquerda", capitaneada pelo ministro da Justiça Tarso Genro, resiste à idéia do retorno de Delúbio.

Eis, abaixo, a íntegra da carta de Delúbio Soares à direção do PT

"Ao Presidente Nacional do PT

Dep. Ricardo Berzoini,

Cada dia de minha vida foi dedicado ao PT e à causa de construção de um país mais justo e solidário. São públicos os fatos que levaram ao meu afastamento do Partido dos Trabalhadores, Partido que ajudei a fundar e ao qual dediquei minha vida, desde sua fundação. Relembro que todos os meus atos sempre foram pautados pela vontade política da transformação social e econômica deste país. Notório também e do conhecimento de todos que sempre apoiei e contribuí com o Partido, sempre ao lado de meus companheiros e comprometido com a causa coletiva, nos momentos bons e nos momentos de dificuldades.

Exilado, cumpro meu degredo doloroso há mais de 3 anos, afastado do Partido dos Trabalhadores, sem que a essência de nossa causa deixasse de pulsar em meu coração e permanecer em minha mente. Com minha vida investigada e virada do avesso, não pesam sobre mim acusações de qualquer alcance de dinheiro público e não sou acusado de um único ato que visasse meu beneficio, seja político, financeiro ou pessoal. Sinto-me cumprindo a pena capital, o que não é- nem nunca foi- compatível com nossos ideais.

Por isso, venho como cidadão, eleitor e principalmente como militante que viveu e vive essa causa como sua própria, pedir minha reintegração ao PT, onde quero ser mais um militante de base, com os ideais e compromissos intactos, firmes e sólidos."

Saudações

Delúbio Soares de Castro





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/163036/visualizar/