Gestores de 14 municípios são capacitados para o Microcrédito
Vinte e dois coordenadores e gestores de crédito de 14 municípios participaram, nesta terça-feira (17.03), da capacitação do programa estadual de geração de emprego e renda, Microcrédito, promovida pela Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs). Esta é a segunda capacitação do projeto realizada este ano. A primeira, na semana passada, qualificou 23 gestores de 13 municípios.
A finalidade da capacitação, segundo a coordenadora do Microcrédito da Setecs, Idirenes Amaral, é preparar os gestores municipais para o atendimento aos interessados em fazer parte do programa. “Abordamos todo o passo-a-passo do programa, desde a implantação até a liberação do bem ao empreendedor. Não há uma quantia para cada município, liberamos de acordo com a demanda”, explicou Idirenes.
Instituído para dar oportunidade de crédito a empreendedores excluídos do sistema financeiro, que tenham habilidade e experiência de trabalho e queiram iniciar ou ampliar seu próprio negócio, desde outubro de 2003, o Microcrédito beneficiou 3.251 pequenos empreendedores, de 77 municípios, com a liberação de mais de R$ 3 milhões investidos nas mais variadas áreas.
O dinheiro pode ser usado na compra de máquinas, equipamentos e ferramentas, novas e usadas, matéria-prima, mercadorias para revenda e bens destinados à produção, prestação de serviços e comercialização.
Para Marciana Farias, que assumiu a coordenação do Microcrédito em Jaciara no início do ano, o curso ajuda a sanar as principais dúvidas e prepará-la para oferecer um atendimento mais efetivo à clientela menos favorecida do seu município.
“Temos que estar preparados para passar as informações, sobre os documentos, por exemplo, de forma a simplificar a vida deles, sem assustar, sem deixar que desistam”.
A coordenadora pretende fazer uma triagem das fichas que herdou e buscar aproveitá-las. “Vamos avaliar os cadastros para tentar atender a essas pessoas que precisam e contam com o financiamento”, completou.
Participando pela segunda vez da capacitação, Clenice Barbosa da Silva, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Lucas do Rio Verde, afirma que no treinamento sempre aprende algo novo, “como ter mais firmeza na hora de avaliar um cadastro, a dizer não na hora certa, para não deixar a pessoa desmotivada”, avaliou.
O município, que tem 56 projetos contemplados pelo programa desde 2005, está trabalhando, hoje, na recuperação de crédito dos empreendedores. “Esse curso vem a calhar nesta fase de recuperação de crédito, de balanço do que foi aproveitado e do que deixamos de cobrar e como melhorar isso”, encerrou.
Os municípios que participaram da capacitação foram Juruena, Lucas do Rio Verde, Carlinda, São José dos Quatro Marcos, Campo Novo do Parecis, Jaciara, Conquista do Oeste, Sorriso, Comodoro, Vila Bela da Santíssima Trindade, Nossa Senhora do Livramento, Rosário Oeste, Poxoréo e Araputanga.
Comentários