Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 17 de Março de 2009 às 18:27
Por: Itimara Figueiredo

    Imprimir


O Governo do Estado precisa investir na contratação de técnicos e melhorar a estrutura da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer). A afirmação foi defendida pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), nesta manhã (17), durante a audiência pública que discutiu a reestruturação do órgão, requerida pelos deputados Ademir Brunetto (PT) e José Domingos (DEM). Riva sugeriu a criação de uma comissão, formada por deputados e representantes da entidade, para discutir a situação com o governador Blairo Maggi (PR).

“Tem que fortalecer a Empaer para que ela esteja presente no interior e seja um grande instrumento de transformação social no campo”, frisou o presidente.

Ele justificou a sua defesa ao destacar que a entidade tem a função de respaldar e investir tecnologicamente na agricultura familiar. Ou seja, dar maior atenção aos pequenos produtores, pois os médios e grandes produtores já estão organizados e têm condições de contratar técnicos. “Então cabe, de fato, ao Governo tomar essa decisão. E, a Assembleia Legislativa se coloca ao lado dos produtores e da direção da Empaer para discutir com o governador [Maggi] o fortalecimento dessa importantíssima instituição”.

Questionado sobre a situação da agricultura familiar, o deputado disse que o Brasil vivencia um momento difícil pela falta de incentivos. E citou que é da época em que a Empaer dava apoio até as gestantes do campo. “Ela ia de encontro às famílias para prestar todos os tipos de assistência”, complementou. Riva avalia que hoje a situação é bem diferente devido à ausência dos técnicos no interior do estado, exatamente pela falta de profissionais. Segundo ele, Mato Grosso deveria ter cinco vezes mais técnicos do que tem atualmente.

Para ele, se o Incra agisse corretamente e houvesse uma política de Reforma Agrária “decente”, o setor poderia melhorar significativamente. Ele questiona que a maioria das famílias dos assentamentos não tem a mínima condição de vida, por culpa de todo o sistema que envolve a agricultura familiar. “Não é só a Empaer que tem que mudar”, ressaltou, ao acrescentar que com as restrições impostas pelo desenvolvimento sustentável, o caminho é investir em tecnologia.

Riva tem defendido a implantação do sistema Voisin, como uma das saídas para os pequenos e médios pecuaristas. O sistema permite a ampliação da capacidade do rebanho nas pastagens, mas esbarra na falta de apoio e de estrutura.

Na audiência, Brunetto lembrou que são aproximadamente 150 mil famílias na agricultura familiar. No entanto, a Empaer está enxugando a cada ano o número de servidores. O deputado lembrou que dos 1,2 mil servidores, hoje são apenas 399, sendo que 80 deles estão à disposição, 40 em fase de aposentadoria, 61 já aposentados e 160 são contratados. “Há uma grande deficiência no número de técnicos para atender a demanda. Por isso, vamos fazer uma grande ação política para pressionar o governo, para salvar a Empaer”.





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/163247/visualizar/