Estrada que liga Alto Paraguai a Nortelândia é reinaugurada
Os municípios de Alto Paraguai e Nortelândia estão "mais próximos", com a reinauguração da MT 240 (estrada Santo Antônio) foi sepultada a distância física que havia entre os dois municípios e renasceu uma parte da história.
O deputado Estadual José Domingos Fraga (DEM) esteve na cerimônia de reinauguração que ocorreu na tarde do dia 13 de março, na ocasião relembrou sua infância e comentou sobre a importância da MT 240.
"Estamos reinaugurando uma estrada histórica, não só para o município de Alto Paraguai, mas também para Nortelândia que era a única ligação que tinha no passado e infelizmente há mais de 20 anos ficou interditada. Hoje graças à determinação política da atual administração e da população eles estão resgatando uma parte da história. Fico muito a vontade de estar aqui porque eu percorri por essa estrada muitas vezes quando era criança no município de Nortelândia e agora eu estou revendo trechos da minha época de infância. Para mim é um momento de reflexão", comentou o deputado.
Sobre sua efetiva participação no Médio Norte Zé Domingos ressaltou:
"Dentro das nossas prerrogativas de deputados nós não vamos decepcionar esses prefeitos que não só querem obras, mas acima de tudo eles querem dar dignidade com qualidade de vida e oportunidade de trabalho para a sua população."
O prefeito de Alto Paraguai, Adair José (PMDB) afirmou que está realizando um sonho que é tirar Alto Paraguai do isolamento, mencionou que observava que só entrava na cidade quem tinha alguma coisa para resolver no município sendo que agora essa estrada tem o intuito de fazer com que o trânsito passe dentro da cidade para facilitar a vida dos munícipes.
"O pessoal de São Pedro tinha que andar uns três quilômetros para chegar até o Centro ai pegar o ônibus, mas agora ele irá passar na porta. O sonho nosso é de asfaltar essa região, são 11 km, não é um trecho muito longo, mas é fundamental para o desenvolvimento. Estou muito feliz porque agora o trânsito passa por dentro da cidade e facilita para os moradores, exemplo disto é um viajante que pára e toma um suco, toma um lanche e deixa a contribuição para o município aquecendo nosso comércio."
Uma das ações prioritárias do prefeito para tirar o município do isolamento conta com o apoio do Consorcio da Bacia do Rio Alto Paraguai e da Secretaria de Infra-estrutura.
"Existia no passado certa dificuldade de Alto Paraguai ser atendida com esses equipamentos mesmo a prefeitura contribuindo. Com a nossa gestão a primeira coisa que nós fomos fazer foi exigir a contrapartida, o município contribui como outros municípios da região, então nada mais do que justo que recebermos de volta essa contribuição. Estamos recebendo aqui os maquinários do Consórcio realizando essa importante obra, estamos fazendo esse acesso de Nortelândia à Alto Paraguai e também o acesso de Alto Paraguai com a Zona Rural, recuperando toda essa malha viária do Estado e depois a prefeitura tem o compromisso de dar a manutenção", explicou o prefeito.
Sobre o novo percurso dos ônibus da TUT que irão economizar 17 km para chegarem até Nortelândia, Adair José comemorou: "Hoje estamos inaugurando a linha de ônibus da TUT passando por dentro da cidade e indo até Nortelândia. Para nós era uma vontade antiga que graças a Deus a prefeitura vem dando sua contribuição para se tornar realidade."
O prefeito de Nortelândia, Neurilan Fraga (PR) também esteve na cerimônia e revelou a situação amigável entre os dois municípios.
"Existe uma identificação muito grande entre o prefeito Neurilan e o prefeito Adair, entre a população de Nortelândia e a população de Alto Paraguai, nós somos irmãos. As nossas origens são as mesmas, as nossas dificuldades são as mesmas, as nossas aflições são as mesmas e todos nós lutamos pelos mesmos objetivos. Tanto o prefeito Adair quanto o prefeito Neurilan estão buscando alcançar as mesmas metas, que é sem sombra de dúvida melhorar a qualidade de vida da nossa população, com as alternativas econômicas de forma sustentável. Agora com essa obra há uma aproximação ainda maior em termos físicos."
Já que haverá uma redução na quilometragem entre Nortelândia e Alto Paraguai, Neurilan diz acreditar que haverá também uma redução nos custos.
"Aqui é um encurtamento de distância há economia de combustível evidentemente o preço do frete tende a diminuir, o preço do transporte de passageiros tende a diminuir em função da diminuição de quilometragem."
Para finalizar o chefe do Poder Executivo de Nortelândia afirmou que esta obra é muito importante porque além do seu valor econômico tem também o aspecto de amizade e de todo um ambiente harmônico que há entre os dois municípios.
Comentários