Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 13 de Março de 2009 às 09:52
Por: Juliana Ennes

    Imprimir


As vendas no comércio no país cresceram 1,4% em janeiro, na comparação com dezembro do ano passado, segundo dados divulgados nesta sexta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Trata-se do primeiro mês de incremento nas vendas após três meses de retração para o setor.

Na comparação com janeiro de 2008, as vendas tiveram um crescimento de 6% e a receita nominal avançou 11,9% na mesma comparação. Em relação a dezembro, a receita nominal cresceu 2,1%.

Nos últimos 12 meses, o volume de vendas e a receita tiveram crescimento de 8,7% e de 14,7% respectivamente.

O destaque no mês de janeiro ficou com o segmento de veículos e motos, partes e peças, com alta de 11,1% em relação a dezembro. Em seguida tiveram alta os segmentos de livros, jornais, revistas e papelaria (7,6%), móveis e eletrodomésticos (7,1%), artigos de uso pessoal e domésticos (5,8%) e tecidos, vestuário e calçados (2,2%).

O setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo teve um ligeiro avanço de 0,3%, menor que o de dezembro, quando a alta foi de 0,6%. Em relação a janeiro de 2008, no entanto, o setor teve alta de 7%.

Entre os setores que apresentaram queda nas vendas em janeiro o destaque ficou com o de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, com declínio de 12,5%, seguido pelo setores de materiais de construção, com baixa de 2,8%, e de combustíveis e lubrificantes, que teve baixa de 0,7%.

Em janeiro, sete das dez atividades pesquisadas pelo IBGE tiveram alta, na comparação com dezembro. Em relação a janeiro de 2008, apenas uma atividade do varejo apresentou queda --a de tecidos, vestuário e calçados.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/163486/visualizar/