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Politica Brasil
Quinta - 12 de Março de 2009 às 10:56
Por: Luiz Acosta

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Apenas 53 quilômetros ainda não pavimentados estão do lado mato-grossense, o restante é no Pará

A previsão da pavimentação dos 903 quilômetros da BR-163, dos quais, 53 quilômetros ficam dentro do território mato-grossense, entre Guarantã do Norte e a divisa com o estado do Pará é para o final de 2011, de acordo com o diretor-presidente do DNIT –Departamento Nacional de Infra-Estrutura Terrestre -, Luiz Antonio Pagot.

O trecho da rodovia entre Cuiabá e Santarém (PA) (1.780 quilômetros), atravessa uma das regiões mais importantes da Amazônia e é um dos principais canais de escoamento da produção do Centro-Oeste e do Norte do país, porém, no lado do Pará a situação da rodovia é extremamente precária, com pontes de madeira extremamente inseguras e grandes atoleiros no período das chuvas que a tornam praticamente intransitável.

Pagot revelou na manhã desta quinta-feira (12) ao MidiaNews que, são 18 subtrechos de obra ao longo dos mais de 900 quilômetros da BR-163, que entrarão em atividade assim que houver um arrefecimento das chuvas, porém, alertou que seis desses subtrechos ainda enfrentam problemas de licenciamento ambiental e com áreas indígenas.

“Estamos procurando contornar esses problemas o mais rápido possível para pegarmos firmes nas obras e chegar, até 2010, com 70% da pavimentação pronta, ficando apenas 30% para 2011”, disse ele.

Quanto a pelo menos dois trechos, no lado de Mato Grosso, entre Sinop e Itaúba, com mais de 70 quilômetros, que, mesmo tendo sido pavimentados apresentam graves problemas de trafegabilidade, causando prejuízos e transtornos aos motoristas que precisam transitar pela rodovia, o diretor-geral afirmou que já foram disponibilizados R$ 160 milhões para fazer a restauração completa da estrada e não apenas o “tapa buraco”.

Também será concluído, até o final do ano, o trecho entre Diamantino e Campo Novo do Parecis, de aproximadamente 60 quilômetros, onde os motoristas estão levando até quatro dias para cruzar essa pequena distância por causa dos atoleiros, buracos e crateras existentes na rodovia sem asfalto.

Luiz Antonio Pagot disse que o DNIT já alocou os recursos necessários para recuperação de todas as estradas federais em Mato Grosso, sendo que já foram contratados R$ 1 bilhão e 45 milhões e ainda existem mais R$ 1 bilhão e 400 milhões em processo licitatório.

Pagot acompanha o governador Blairo Maggi e o ministro de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, a Sinop, hoje, quinta-feira (12), onde será realizado um amplo debate com o não menos amplo tema “Amazônia Sustentável – A Área de Influência da BR-163: Estradas Vicinais e Programa de Recuperação de Áreas Degradadas”.





Fonte: Midia News

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