Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 10 de Março de 2009 às 18:59
Por: Romilson Dourado

    Imprimir


Em reunião com a Executiva regional do PR nesta segunda (9) à tarde, o presidente estadual do PT, deputado federal Carlos Abicalil, deixou claro que é contra qualquer aliança que venha a ter o PP do deputado José Riva e o DEM do senador Jayme Campos na chapa majoritária. Diferente do que ele próprio declarou à imprensa após o encontro, com discurso em defesa do PT, PR e PMDB formar tríplice aliança e ampliar esse arco junto a outros partidos, Abicalil apresentou na reunião fechada uma posição dura contra a figura de Riva e vetou também o Democratas por entender que a conjuntura nacional os coloca em campos oposto ao PT.

Homero reforça as críticas de Abicalil e diz que pré-candidatura majoritária de Riva não passa de um balão de ensaio

Para não criar conflitos com Riva desde já, Abicalil, de forma estratégica, esperou os deputados estaduais Sérgio Ricardo e João Malheiros saírem da reunião para poder "bater" no presidente da Assembléia. Acontece que os dois parlamentares republicanos são aliados de "carteirinha" de Riva e o temor do petista seria de sua posição dura externada em encontro restrito viesse a se tornar público e chegar ao conhecimento do deputado do PP. Abicalil observou que seria complicado um eventual apoio do PT a Riva ao Senado, por exemplo, por entender que este tem um "jeito complicado de fazer política", numa alusão aos processos sobre os ombros de Riva por supostos atos de improbidade. Num determinado momento do discurso de Abicalil, o deputado federal Homero Pereira (PR) interviu para dizer que considera a pré-candidatura de Riva, seja a senador, seja a governador, um balão de ensaio. De acordo com Homero, o deputado tenta apenas se valorizar porque, no fundo, vai mesmo é concorrer à reeleição para continuar na presidência da AL. Tanto alguns membros republicanos quanto petistas trataram Riva com desdém.

Abicalil disse que, nacionalmente, o PP é aliado do governo do presidente Lula, tanto que comanda o Ministério das Cidades com Márcio Fortes. Mas, no caso de Mato Grosso, observa que o PP só poderia vir a apoiar projetos majoritários do grupo e não para receber apoio, principalmente do PT. Com isso, ao menos numa posição pessoal, Abicalil descarta apoio ao nome de Riva para a senatória. Sobre o DEM, Carlos Abicalil avisou que a tendência nacional é do partido do senador Jayme consolidar a aliança com o PSDB. Nesse caso, não teria como em âmbito estadual, petistas e democratas estarem no mesmo palanque.

O encontro promovido pelo PR faz parte da agenda acertada pela cúpula no encontro do mês passado no Sesc Pantanal. A Executiva republicana já esteve com o PMDB e agora se reuniu com petistas. Do PR estiveram presentes o presidente estadual da sigla, Moisés Sachetti, o secretário-geral Emanuel Pinheiro, os deputados estaduais Sérgio Ricardo e João Malheiros e o federal Homero. A tropa do PT estava composta por Abicalil, pelos deputados estaduais Alexandre Cesar e Ságuas Moraes, que conduz a pasta da Educação do Estado, Jairo Rocha, Vilson Nery, o presidente municipal Vilson Aguiar, Regina Borela e Silbene Santana.

Em meio a vários discursos, com direito a café e a pão-de-queijo, nenhum líder insistiu quanto à definição imediata de nomes para candidaturas majoritárias. Foram lembrados como opções para o governo, dentro do arco de alianças, Sérgio Ricardo, Mauro Mendes e Adilton Sachetti (os três do PR), Abicalil (PT) e Silval Barbosa (PMDB). Petistas adiantaram que a senadora Serys Marly deve buscar a reeleição, assim como republicanos lembrar o nome de Blairo Maggi támbém para o Senado.

(Às 19h40) - Em nota, presidente do PT nega ter feito restrições

Apesar de alguns líderes do próprio PT e do PR que participaram da reunião garantirem que Carlos Abicalil vetou apoio do bloco a eventual candidatura de José Riva (PP) a cargo majoritário e também sinalizou para dificuldades de composição com o DEM sobre o pleito de 2010, o presidente regional da legenda petista divulgou uma nota, desmentindo a matéria acima.

Eis, abaixo, a íntegra da Nota de Esclarecimento assinada pelo deputado Abicalil

"Em razão da matéria publicada pelo site RDnews nesta terça-feira (10/03/09), com o título, “Em reunião com o PR, Abicalil veta Riva e o DEM”, o presidente do diretório estadual do PT, deputado federal Carlos Abicalil vem a público esclarecer os seguintes fatos:

1 – A reunião das executivas estaduais do PR e PT discutiu o aprofundamento da aliança programática no Estado, entre as duas siglas que compõe a base de apoio dos governos federal e estadual;

2 – Ao se discutir o processo sucessório de 2010, em nenhum momento foi tratada qualquer candidatura nominal;

3 – Nenhuma das declarações à Imprensa, após a reunião são diferentes do que se tratou durante o encontro;

4 – O PT procurará o PP para discutir o processo eleitoral de 2010, pois o partido faz parte do arco de alianças do presidente Lula;

5 – Não poderia, portanto, haver qualquer manifestação de restrição ou veto conforme afirma a matéria;

6 – Quanto ao DEM, a afirmação feita é de que considera natural que seja procurado pelo PR, pois compõe a base de apoio ao governo do estado, diferentemente de sua oposição ao governo federal – fatos de conhecimento público.

7 – Quaisquer outras afirmações resultam de fantasias ou má fé do veículo e de suas fontes;

8 – Em síntese tudo o que foi tratado na reunião está descrito na nota conjunta divulgada. Com esses esclarecimentos solicito ao site a reparação dos fatos."

Deputado Carlos Abicalil

Presidente do PT-MT





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/163718/visualizar/