ABL lança vocabulário com mudanças da reforma ortográfica
A ABL (Academia Brasileira de Letras) anunciou para o próximo dia 19 o lançamento da quinta edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp), que incorpora as mudanças estabelecidas na reforma ortográfica, em vigor desde janeiro deste ano.
O volume, de 887 páginas, contém 349.737 palavras, apresentadas sob forma de lista, por ordem alfabética, incluindo a classificação gramatical de cada uma, além dos estrangeirismos (cerca de 1.500), que aparecem na parte final da obra.
"Esta edição se apresenta aumentada em seu universo lexical, corrige falhas tipográficas e oferece informações ortoépias sobre possíveis dúvidas resultantes do emprego de algumas das normas ortográficas", disse o atual presidente da ABL, Cícero Sandroni.
Antes do dia 19, a ABL entregará, em Brasília, alguns volumes prioritários do Volp ao presidente Lula, aos presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados e aos Ministros da Educação, Fernando Hadad, da Cultura, ministro Juca Ferreira, e Relações Exteriores, ministro Celso Amorim.
De acordo com o acadêmico Evanildo Bechara, Coordenador da Comissão de Lexicografia e Lexicologia da ABL, a correta assimilação das modificações ortográficas dependerá do conhecimento adequado que as instituições de ensino, editores, o público em geral tenham a respeito das normas ortográficas vigentes até 1990.
Comentários