Cartão de crédito e telefonia lideram reclamações nos Procons em 2008
Os setores de cartão de crédito e telefonia foram os que registraram maior número de reclamações em 2008, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira pelo Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor), que integra 23 Estados e o Distrito Federal.
O levantamento aponta que 11,1% das 724 mil reclamações registradas no ano passado foram de clientes de operadoras de cartão de crédito. Em segundo lugar está a telefonia móvel, com 10,8% das reclamações e, em terceiro, a fixa, com 10,3%.
Foram registrados também reclamações em relação a aparelhos de celular (8,4%), bancos (7,7%), financeiras (4,9%), distribuidoras de energia elétrica (2,7%), produtos de informática (2%) e cartão de loja (1,8%).
Do total de demandas, 34,9% são da área financeira, 27,5% de serviços essenciais, 26,2% de produtos e 8,3% de serviços privados.
A maioria das reclamações (25,3%) é relacionada a cobranças indevidas. Em seguida estão queixas relacionadas a contratos (10,2%) e garantia (10%).
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